Presidente da Câmara recorda ainda que muitas pessoas de Felgueiras e Lousada, nomeadamente das localidades de Regilde e Lustosa, fazem vida em Vizela, devido à proximidade geográfica.
O presidente da Câmara de Vizela disse, esta segunda-feira, não compreender porque é que as escolas de Felgueiras e Lousada estão fechadas, por causa do novocoronavírus, e as de Vizela, a poucos quilómetros, mantêm-se abertas.
"Não consigo explicar esta decisão [da Direção-Geral e Saúde] à população", comentou Vítor Hugo Salgado, em declarações à Lusa.
O autarca explicou que várias escolas encerradas nos concelhos vizinhos estão a poucos quilómetros, dando o exemplo a EB 2,3 de Idães, em Felgueiras, que fica a cerca de quatro quilómetros da EB1 e Jardim de Infância do Monte, em Santa Eulália, no concelho de Vizela, que se mantêm em funcionamento.
Acresce que muitas pessoas de Felgueiras e Lousada, nomeadamente das localidades de Regilde e Lustosa, fazem vida em Vizela, devido à proximidade geográfica.
O autarca de Vizela disse que já comunicou aquela posição à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e que confia na avaliação que aquele organismo está a fazer.
"Disseram-me que o quadro de Vizela é diferente, mas que está a ser objeto de análise", contou.
O edil recordou, por outro lado, que a Direção-Geral e Saúde (DGS) ordenou o encerramento de um ginásio de Vizela por ter sido frequentado por uma mulher de 39 anos, de Vizela, que trabalha em Felgueiras, que foi infetada por Covid-19.
Referiu, ainda, haver no concelho 70 crianças e dois funcionários da câmara em regime de quarentena, por suspeita de contactos diretos ou indiretos com a pessoa infetada.
A situação de preocupação já levou a câmara a suspender a Feira do Bolinhol e respetiva animação musical prevista por altura do aniversário do concelho (19 de março).
A biblioteca e o espaço Internet foram encerrados e as próximas feiras semanais, na quinta e no sábado, também foram canceladas.
Os Paços do Concelho estão agora a trabalhar de forma condicionada, com a obrigatoriedade de os munícipes aguardarem atendimento no exterior das instalações, depois de tirarem a senha.
Coronavírus: Vizela diz não compreender escolas abertas a poucos quilómetros de Felgueiras
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.