Sábado – Pense por si

Coronavírus: Testes para todos? Só se mercado permitir e houver evidência cientifica

19 de março de 2020 às 13:37
As mais lidas

A prioridade na realização de testes de despiste mantém-se para pessoas sintomáticas, mas Portugal poderá vir a adotar uma estratégia de testes em massa.

A prioridade na realização de testes de despiste deCovid-19mantém-se para pessoas sintomáticas, mas Portugal poderá vir a adotar uma estratégia de testes em massa se as condições de mercado permitirem e houver evidência científica favorável.

A hipótese de uma mudança de estratégia, passando para testes em massa na população, como praticado noutros países, foi hoje admitida pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa em Lisboa, na qual disse que as autoridades têm essa estratégia "em mente".

No entanto, ressalvou que é preciso ter em conta as condições de mercado, percebendo se há os materiais necessários disponíveis para alargar os testes de forma generalizada, e se aquilo que se está a aprender com outros países aconselha a essa prática.

Para já, frisou Graça Freitas, a prioridade mantém-se nas pessoas sintomáticas.

"Sempre fará o teste aquele que mais necessite. Se pudermos alargar, alargaremos", desde que haja evidências de que uma triagem mais alargada tenha resultados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!