Sábado – Pense por si

Companhias aéreas desafiam Costa

SÁBADO
SÁBADO 18 de dezembro de 2014 às 12:16

As companhias aéras dizem que vai ser impossível aplicar a taxa que António Costa quer aplicar a cada turista que aterre em Lisboa

António Costa quer. Mas isso não chega, respondem agora as companhias aéreas. "Não contem connosco", foi a expressão usada por António Moura Portugal, director da Associação dos Representantes das Companhias Aéreas (RENA), em declarações ao Diário de Notícias. Aquele responsável considera que a aplicação da taxa de um euro a cada turista que aterre no aeroporto em Lisboa, criada pela autarquia, não é exequível. Isto porque quem tem residência fiscal em Portugal está isento, assim como quem está em trânsito, por exemplo, mas o sistema de reservas não inlui a morada, logo, não tem essa informação. Seria necessário alterar o próprio sistema de emissão de bilhetes e alguém teria de arcar com o respectivo custo. Ou, em alternativa, criar na Portela um balcão para cobrança da taxa, o que além do custo inerente, iria implicar um pior serviço prestado aos clientes. E isso as companhias não querem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.