Sábado – Pense por si

Como ler os números da tragédia de Pedrógão Grande?

Sara Capelo
Sara Capelo 10 de agosto de 2017 às 11:44

20.072 hectares ardidos em Pedrógão Grande? Este valor despertou a SÁBADO para a hipótese de se andar a ler mal os relatórios do ICNF. É que o concelho tem apenas 12.900 hectares. Conheça a explicação

A 20 de Junho, já os bombeiros combatiam as chamas há três dias, lia-se nas notícias que a área ardida era superior a 20 mil hectares em Pedrógão Grande. Quem se ficasse pelos títulos ou primeiros parágrafos pensaria que todos esses hectares pertenciam a Pedrógão. Em proporção, o município até foi o mais afectado (81% da área de floresta destruída, diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), mas os 20 mil hectares não podiam ser somente de Pedrógão - é que o concelho tem cerca 12.900 de hectares. Para quem não trabalhe nesta área, a interpretação dos relatórios provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) pode gerar alguns erros. Ajudamo-lo a compreendê-los:

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.