NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dos 308 municípios do país, 194 concelhos têm candidatas como cabeças de lista. Braga é o concelho com mais mulheres candidatas (cinco), seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro. Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de câmara.
Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm pelo menos uma mulher como candidata à presidência de uma câmara nas autárquicas de domingo, com Braga a registar cinco candidaturas.
Debate Autárquicas - Braga
Segundo um levantamento da agência Lusa, 194 concelhos têm candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara.
O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.
Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.
Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram listas num total de 83 candidaturas.
Em 2017, foram eleitas 32 mulheres como presidentes de câmara, pouco mais de 10% do total de líderes de executivos municipais escolhidos em 01 de outubro desse ano.
Nos distritos de Faro, Porto e Santarém foram escolhidas para presidente de câmara quatro mulheres em cada, enquanto em Beja, Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real não houve qualquer vitória feminina.
As eleições autárquicas realizam-se no domingo, estando inscritos para votar 9.323.688 cidadãos.
Cada eleitor recebe três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.
Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).
Autárquicas. Dois em cada três concelhos têm candidatas à câmara municipal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.