Sábado – Pense por si

Assessor com nomeação-prenda no Brasil

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 18 de fevereiro de 2025 às 23:00

De “argumentista do Governo” a adido cultural e diretor do Instituto Camões no Brasil, sem ter experiência na Cultura.

Na Presidência do Conselho de Ministros (PCM) há um pequeno grupo de conselheiros a quem informalmente se chama “os argumentistas do Governo”. Estes são responsáveis por produzir discursos sobre os mais variados temas, dando indicações aos governantes sobre o que devem dizer. São produtores de narrativas. Um destes argumentistas, desde o início da legislatura e até janeiro, era João Gonçalves, um inspetor tributário que cultivou relações próximas com destacadas figuras do PSD e que tem tido presença assídua nos executivos sociais-democratas. Deixou o lugar na PCM para ir para Brasília ser adido cultural na Embaixada de Portugal e diretor do Instituto Camões no Brasil, sem que se lhe conheça experiência nesta área.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.