Siga o nosso canal no WhatsApp e não perca as grandes histórias da SÁBADO. Seguir

As outras religiões e o Estado: venha a nós o vosso apoio

As outras religiões e o Estado: venha a nós o vosso apoio
Bruno Faria Lopes 18 de fevereiro de 2023

Longe dos apoios avultados à Igreja Católica, várias confissões religiosas – da islâmica à judaica ou às evangélicas como a “Trombeta Eterna” – recebem também alguns milhões de euros do erário público.

José Pinto Ferreira, 47 anos, é formador de recursos humanos quando não está a dedicar-se ao projeto que fundou há oito anos na região de Braga: a Igreja Apostólica da Intensidade Internacional. O pastor e líder desta igreja evangélica não tardou a juntar as duas coisas. “O que decidimos, com a direção de Deus, foi tentar ver se seria possível fazer uma parceria para formar pessoas aqui da comunidade, que têm baixas qualificações”, conta. Em 2021, e depois de algumas candidaturas falhadas, a sua Igreja conseguiu o primeiro financiamento público – cerca de 85.500 euros, segundo a lista das subvenções públicas – para programas de formação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Cuidados Intensivos

Hooligans

Nos debates, ganha quem o hooligan quer que ganhe – e isso é válido para o hooligan anónimo, que grita para o televisor “Dá-lhe, Pedro Nuno!”, como para o hooligan em estúdio, que apesar de usar fato e gravata também está de tronco ao léu, agarrado à vedação do estádio, a chamar nomes ao árbitro.

Talvez crónica

Somos feitos da curiosidade que temos

Uma pessoa que se rende à falta de curiosidade nunca vai saber o que está a perder. Deixa-se ficar deitada a apanhar pó por dentro, enquanto a vida lá fora avança em passos largos e fugidios. As respostas ficam cabisbaixas trancadas numa sala, a trocarem olhares entre elas, ansiosas por se virem mostrar como nunca antes as viram.

A Lagartixa e o jacaré

Debates

O papel dos comentários pós-debates ajuda a fixar uma impressão, mesmo quando a composição dos comentadores parece de antemão favorecer um lado ou outro. Parece e é. A maioria dos comentadores é hoje favorável à direita.

No país emerso

O feminista António Pinto Pereira

O Dr. Pinto Pereira só afirma que as mulheres “são muito mais importantes e valiosas do que os homens” precisamente porque as perceciona como seres frágeis, carentes de proteção e merecedoras da sua condescendência, honrando os valores machistas do seu partido