Sábado – Pense por si

As outras religiões e o Estado: venha a nós o vosso apoio

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 18 de fevereiro de 2023 às 18:00

Longe dos apoios avultados à Igreja Católica, várias confissões religiosas – da islâmica à judaica ou às evangélicas como a “Trombeta Eterna” – recebem também alguns milhões de euros do erário público.

José Pinto Ferreira, 47 anos, é formador de recursos humanos quando não está a dedicar-se ao projeto que fundou há oito anos na região de Braga: a Igreja Apostólica da Intensidade Internacional. O pastor e líder desta igreja evangélica não tardou a juntar as duas coisas. “O que decidimos, com a direção de Deus, foi tentar ver se seria possível fazer uma parceria para formar pessoas aqui da comunidade, que têm baixas qualificações”, conta. Em 2021, e depois de algumas candidaturas falhadas, a sua Igreja conseguiu o primeiro financiamento público – cerca de 85.500 euros, segundo a lista das subvenções públicas – para programas de formação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.