Sábado – Pense por si

Apenas dois médicos do SNS candidatos à mobilidade temporária no Algarve

12 de julho de 2019 às 16:44
As mais lidas

"Houve várias candidaturas de pessoas sem vínculo ao SNS, que serão contratadas como prestadores de serviço. Médicos com vínculo ao SNS temos tido poucos", disse o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.

O presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve revelou esta sexta-feira que até agora apenas dois médicos com vínculo aoServiço Nacional de Saúde(SNS) se candidataram ao programa de mobilidade temporária para assistência médica na região no Verão.

"Houve várias candidaturas de pessoas sem vínculo ao SNS, que serão contratadas como prestadores de serviço.Médicoscom vínculo ao SNS temos tido poucos. Temos só dois. Ainda estamos a estudar a situação", disse Paulo Morgado à margem de uma visita da ministra da Saúde, Marta Temido, ao Hospital de Faro.

A Administração Regional de Saúde doAlgarveabriu concurso, em junho, para a contratação de médicos durante o período de verão, num modelo excecional de mobilidade temporária, que contempla alojamento, ajudas de custo e dispensa o acordo do serviço de origem.

As condições, publicadas nos portais do Serviço Nacional de Saúde, visam a contratação de clínicos para anestesiologia, cardiologia, ginecologia/obstetrícia, medicina geral e familiar, medicina interna, nefrologia, neurocirurgia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, pediatria e urologia.

O reforço da assistência médica numa das principais zonas turísticas do país vigora até 30 de setembro, ao abrigo de um despacho publicado em junho.

Paulo Morgado lembrou que o despacho da ministra da Saúde dirige-se apenas a médicos com vínculo ao Serviço Nacional de Saúde que queiram aderir voluntariamente ao programa.

Em contrapartida, a ARS/Algarve tem recebido este ano mais contactos de médicos que não têm vínculo ao SNS.

"Alguns dos contactos que temos tido são de médicos que não têm vínculo ao SNS, mas são prestadores de serviços. O que tem sido bom, porque nos outros anos não tinha acontecido", explicou.

Esses profissionais serão contratados de forma diferente "que não aquela prevista no despacho", mas servirão para reforçar as escalas das unidades algarvias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.