Sábado – Pense por si

António Costa garante que mudança da Infarmed será a "contento de todos"

22 de novembro de 2017 às 15:06
As mais lidas

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve hoje reunido com representantes dos trabalhadores da sede da autoridade nacional do medicamento.

O primeiro-ministro António Costa salientou esta quarta-feira a importância da mudança da Infarmed para o Porto, garantindo que há tempo para a fazer a "contento de todos". "Temos tempo para o fazer e iremos fazer certamente [a mudança] a contento de todos", afirmou o chefe do Executivo. 

A mudança para o Porto "dá razão", sustentou, em declarações aos jornalistas em Mafra, "à própria candidatura apresentada" pela cidade para receber a Agência Europeia do Medicamento, tendo sido uma das preteridas em detrimento de Amesterdão.

"Se o Porto tinha boas condições para acolher a Agência [Europeia] do Medicamento como é que não tem para acolher a agência nacional? Vai ter seguramente", declarou António Costa.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que esteve hoje reunido com representantes dos trabalhadores da sede da autoridade nacional do medicamento, anunciou que a instalação da sede do Infarmed no Porto vai ocorrer a partir do dia 1 de Janeiro do próximo ano. 

Passos Coelho considera que Governo "trabalhou mal" a candidatura para o Porto receber a Agência Europeia do Medicamento

O presidente do PSD disse que o partido não se opõe à "intenção" do Governo de transferir o Infarmed para o Porto, mas considera ser medida "desgarrada" para compensar trabalho "mal feito" quanto à Agência Europeia do Medicamento.

"Aquilo que parece, julgo que é aquilo que é: o Governo trabalhou mal a candidatura do país para vir a ficar com a agência do medicamento que saiu do Reino Unido. Uma vez que Portugal, infelizmente perdeu essa candidatura, honrosamente mas perdeu, o governo quis ter um gesto de compensação", afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita ao certame Portugal Exportador.

"Nós não temos nada em principio quanto a essa intenção, mas para já parece-nos puramente uma intenção, que só se pode concretizar lá para 2019. É uma coisa que não foi estudada, não foi discutida com ninguém dentro do Infarmed, parece ser mais um daqueles anúncios que se fazem em cima do joelho para causar um certo impacto e agora é preciso saber como será feita", criticou.

Passos Coelho acrescentou que se, por princípio, o PSD nada tem contra a deslocalização no território de institutos públicos, esta intenção está "desgarrada de qualquer acção descentralizadora do governo ou do Estado", sendo necessário acautelar como será feita em concreto a transferência dos trabalhadores do Infarmed.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.