António Costa apresenta novas medidas para controlar a pandemia

O primeiro-ministro está a apresentar as medidas saídas do Conselho de Ministros para responder à quinta vaga da covid-19. Siga aqui em direto.

António Costa
António Costa IGUEL A. LOPES/LUSA
Ao MinutoAtualizado Há 1 semana
Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:46

Costa aponta o dedo a companhias aéreas

O primeiro-ministro anunciou que o teste negativo para "todos os voos que cheguem a Portugal". "Seja qual for o ponto de origem e a nacionalidade do passageiro". Mas António Costa apontou o dedo às companhias de aviação que lamenta, "não têm cumprido a sua obrigação", pelo que será aplicada coima de 20 mil euros por cada passageiro desembarcado em Portugal sem estar devidamente testado.

"É um acto de profunda irresponsabilidade desembarcar pessoas não testadas", acusou Costa.

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:44

Medidas pós-Passagem de Ano

O primeiro-ministro anunciou uma "semana de contenção de contactos" entre os dias 2 e 9 de janeiro. Durante essa semana o teletrabalho será obrigatório, o segundo período recomeça apenas a 10 de janeiro e as discotecas serão encerradas durante essa semana.

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:42

As novas medidas da pandemia

As máscaras passam a ser obrigatórias em espaços fechados e em todos os recintos. 

O certificado digital de vacinação passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamentos locais, a eventos com lugares marcados e também em ginásios.

Passa também a ser obrigatório apresentar um teste negativo (mesmo que já esteja totalmente vacinado) no acesso aos lares, durante visitas  pacientes internados em estabelecimentos de saúde, a grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos e em discotecas e bares.

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:35

"Sempre que possível devemos fazer auto-testes

"Devemos fazer auto-testes para assegurar qe protegemos aqueles que nos são mais queridos", disse o 

"Sempre que possível, o teletrabalho é recomendável de forma evitar um excesso de contactos que permitam evitar um agravar da pandemia", aconselha ainda o primeiro-ministro.

Portugal entra em nível de calamidade a 1 de Dezembro, definiu o Conselho de Ministros.

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:32

"É preciso adotar novas medidas preventivas"

Costa lembra que se tem vindo a notar um agravamento de novos casos em Portugal nas últimas semanas.

O primeiro-ministro lembra que desde o fim das restrições em 29 de setembro que o número de casos tem vindo a subir e que por isso é necessário "adotar novas medidas preventivas".

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:29

Crianças podem começar a ser vacinadas a 20 de dezembro

Costa afirma que o país vai estar preparado para vacinar as mais de 600 mil crianças elegíveis para o processo de vacinação, tendo já falado com a Pfizer para contratar "as vacinas pediátricas".

As primeiras vacinas pediátricas chegarão ao país a 20 de dezembro, se autoridades nacionais decidirem que é seguro vacinar crianças.

Há 1 semana 25 de Novembro de 2021 às 17:23

"A vacinação vale a pena"

O primeiro-ministro está a apresentar as medidas saídas do Conselho de Ministros para responder à quinta vaga da covid-19. António Costa começou por lembrar a elevada taxa de vacinação em Portugal que tem "permitido salvar vidas".

"Graças a uma maior vacinação, Portugal tem tido um menor número de internamentos, de internamentos em UCI e sobretudo tem tido menos óbitos", começou por dizer. "A vacinação vale a pena", continuou, apelando a que ses acelere o processo de vacinação com as doses de reforço para quem já está apto a receber a terceira dose.

Neste momento, a dose de reforço está disponível para maiores de 65 anos com a vacinação completa há mais de 150 dias. Todos os maiores de 50 anos vacinados com a vacina da Janssen estão também habilitados a ser vacinados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais