Sábado – Pense por si

Almaraz: Portugal retira queixa contra Espanha

Leonor Riso
Leonor Riso 21 de fevereiro de 2017 às 11:27

A construção do armazém de resíduos nucleares será suspensa por enquanto. Portugal irá visitar a central e analisar a informação prestada por Espanha

Portugal irá retirar a queixa que apresentou contra Espanha, devido à construção do armazém para resíduos nucleares em Almaraz. Em troca, o país vizinho terá de prestar todas as informações relativas à segurança nuclear, ambiente e tecnologia e permitirá a uma delegação portuguesa visitar a central. Em comunicado, Portugal e Espanha anunciaram "um acordo amigável": mas o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garante que nada impede o Governo de voltar a recorrer "a todos os meios legais a seu dispôr" caso os seus interesses não sejam respeitados. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.