Sábado – Pense por si

Acordo entre PS e PSD obriga partidos a terem mais mulheres

Diogo Camilo
Diogo Camilo 07 de fevereiro de 2019 às 08:31

Proposta de lei aprovada em abril do ano passado sobe mínimos de representação feminina em listas partidárias para 40%. Eleições europeias de maio escapam à medida mas legislativas de outubro já deverão seguir esta norma.

Um acordo entre PS e PSD irá obrigar os partidos a procurar maior paridade entre homens e mulheres, com o novo diploma a subir a representação feminina em eleições legislativas, europeias e autárquicas para um "mínimo de 40%", subindo a percentagem que antes era de 33,3%. A proposta de lei aprovada em plenário em abril do ano passado irá agora subir a plenário para votação final global depois de terem sido votadas alterações à versão inicial. Eleições europeias de maio escapam à medida mas legislativas de outubro já deverão seguir esta norma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.