Ministério da Economia justificou esta mudança com o objetivo de dar "um novo impulso" a este organismo.
O Governo decidiu afastar o presidente do IAPMEI, Luís Filipe Guerreiro, que vai ser substituído por José Guilherme Pulido Valente, foi esta quarta-feira anunciado pelo Ministério da Economia.
"O ministro da Economia, Pedro Reis, vai designar José Pulido Valente para assumir a presidência do IAPMEI -- Agência para a Competitividade e Inovação", adiantou, em comunicado sem adiantar mais informações sobre a saída de Luís Filipe Guerreiro.
Antes, o Público noticiou que o Governo tinha demitido o presidente do IAPMEI a quatro dias de cumprir o seu primeiro ano do mandato. Entretanto, o Ministério da Economia confirmou esta informação à Lusa.
O Governo justificou esta mudança com o objetivo de dar "um novo impulso" a este organismo.
Luís Filipe Guerreiro vai assim cessar funções e José Pulido Valente assume o cargo em substituição, até que o procedimento concursal seja concluído na Cresap -- Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.
"Inicia-se assim uma nova etapa no IAPMEI, focada na necessidade de melhorar o nível de serviço com as empresas e a eficiência da instituição, bem como a celeridade na avaliação e resposta aos programas de incentivo em curso", sublinhou o ministério liderado por Pedro Reis.
MARIO CRUZ/LUSA
José Pulido Valente é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-graduado em Direito Comunitário pela Universidade Católica e em Direito da Internet pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Segundo o Governo, o novo líder do IAPMEI tem "uma vasta carreira na banca, tendo passado por áreas que se cruzam com as competências do IAPMEI".
Pulido Valente iniciou a sua carreira no Banco Pinto & Sottomayor como analista do departamento internacional.
Dois anos depois, foi liderar o departamento jurídico do BCP, onde veio a desempenhar funções de responsável pelo marketing e diretor-geral do Private Banking e diretor-geral do Departamento de Qualidade.
Já em 1997 assumiu a presidência do Banco 7 e, em 2001, a presidência executiva do ActivoBank.
Até 2003, foi vice-presidente do ActivoBank em Espanha e, até 2006, diretor-geral da rede de retalho do Millennium BCP para a região Sul e diretor de Corporate Banking até 2021.
José Pulido Valente foi ainda coordenador da Direção de Crédito Especializado.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres