Sábado – Pense por si

Uma família desalojada e nove casas atingidas com queda de grua no Porto

Grua estava a ser operada junto de "um prédio em reconstrução", mas as autoridades ainda não têm justificação para o sucedido.

A grua que caiu hoje numa rua da cidade do Porto provocou o desalojamento de uma família e danos em nove casas, adiantou àLusafonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto.

Uma família com três elementos ficou com a casa sem condições de habitabilidade, nove habitações foram afetadas e não houve feridos, disse à agência Lusa fonte do CDOS do Porto, referindo que "três das casas estavam devolutas" e que as restantes seis casas eram habitadas.

O alerta da queda da grua na rua da Corticeira, freguesia da Sé (zona das Fontainhas), foi dado às 13:43, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto.

No local estão os Sapadores de Bombeiros do Porto, PSP, INEM e Proteção Civil do Porto e Polícia Municipal.

Fonte da PSP adiantou àLusaque a grua estava a ser operada junto de "um prédio em reconstrução", mas ainda "não há explicações para o sucedido".

"As autoridades estão a averiguar se as [restantes] habitações têm condições de habitabilidade devido aos danos causados pela grua", disse a mesma fonte.

(notícia atualizada às 16h00)

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.