A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Vereador da CDU renuncia após homicídio em lar ilegal de idosos
Lar de Garvão, palco de um homicídio e agressões este domingo, também estava ilegal. O proprietário, vereador noutro município, renunciou ao cargo.
Este sábado à noite, um idoso de 96 anos foi assassinado num lar de idosos em Garvão, Ourique, por outro utente da instituição, de 92 anos, que agrediu com um ferro outros residentes no lar. Uma estrutura que estaria a funcionar ilegalmente e que pertence a Sérgio Delgado, vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, eleito pela CDU. Esta terça-feira, renunciou ao cargo de vereador.
DR
Os registos
A rádio local avança um nome ligado à instituição: o proprietário do Lar de Garvão será Sérgio Delgado, eleito pela CDU vereador da Câmara Municipal de Castro Verde, município localizado a cerca de 15 km de Ourique. Na tentantiva de obter um contraditório a estas acusações, e na falta de contactos directos do vereador na página do município, a SÁBADO ligou para o número geral da Câmara. Mas dizem-nos que não estão autorizados a facultar os contactos e que o vereador só aparece uma vez por mês para “uma reunião”. No entanto, sugeriram que ligássemos para o “outro” lar que detém, o Lar e Casa de Repouso do Rosário, em Almodóvar, também no distrito de Beja e a 22 km de Castro Verde. Ligámos, mas a resposta foi semelhante. Registos públicos da empresa acabaram por facultar os contactos, mas até à data de publicação deste artigo, Sérgio Delgado não respondeu às nossas perguntas. O vereador da CDU tem uma empresa chamada “Sergio Delgado, Unipessoal,Lda”, constituída em 2013, que tem como atividade principal o “apoio social em estruturas residenciais para pessoas idosas”. E um dos locais onde desenvolve essa atividade, confirma a plataforma pública Carta Social (onde estão registados equipamentos sociais), é no Lar e Casa de Repouso do Rosário, uma estrutura com capacidade para 22 pessoas, diz o registo com data de última atualização fixada a 13 de Dezembro de 2024. Sérgio Delgado tem outra empresa registada, um sociedade por quotas chamada "Memórias de Ontem, Lda", constituída em Maio de 2024, e registada com o mesmo tipo de atividade principal. Mas na Carta Social não entramos qualquer registo de um lar em Garvão, que funcionasse sob a alçada de qualquer uma destas empresas.
Tópicos
Homicídio
Transportes
Morte
Hospitais
Beja
Garvão
Segurança Social
Castro Verde
Ourique
Ministério do Trabalho e Emprego
Radio Pax
Facebook
Guarda Nacional Republicana
Artigos recomendados
As mais lidas
Tom Cruise abandona apartamento de 35 milhões em Londres após assalto a loja da Rolex nas proximidades
01 de fevereiro de 2026 às 18:13Luana Augusto
Comandante Nacional da Proteção Civil ausentou-se do País durante crise de tempestades
03 de fevereiro de 2026 às 19:36Alexandre R. Malhado
Dina ou Margarida. Uma delas será a próxima primeira-dama
05 de fevereiro de 2026 às 07:00Alexandre R. Malhado
A teia de negócios do cunhado do ministro Leitão Amaro
03 de fevereiro de 2026 às 18:58Carlos Rodrigues Lima
Como a LeYa encomendou livro sobre o Chega e depois recusou publicá-lo
03 de fevereiro de 2026 às 23:00Marco Alves