Secções
Entrar

Três em cada quatro compras do Tribunal de Contas são por ajuste direto

SÁBADO 16 de janeiro de 2023 às 07:56

Dados constam do portal BASE e referem-se aos anos entre 2008 e 2022. Nos últimos dois anos tem caído a predominância deste tipo de contratos feitos pelo tribunal.

O Tribunal de Contas (TdC) recorreu a ajustes diretos em 74% das compras que fez entre 2008 e 2022. Segundo os dados do portal BASE consultados peloJN, desde que lei foi alterada em 2017, o tribunal passou a usar mais os concursos abertos à concorrência.

Sérgio Lemos/SÁBADO

Ao mesmo tempo que o TdC fiscaliza e sensibiliza os gestores públicos a recorreram mais aos procedimentos abertos à concorrência, verifica-se que três em cada quatro contratos de aquisição de bens e serviços deste tribunal foram feitos por ajuste direto.

OJNnota, no entanto, uma mudança na postura da entidade fiscalizadora dos contratos públicos. No período anterior ao mandato de José Tavares - presidente do TdC desde 7 de outubro de 2020 -, foram realizados 381 contratos, dos quais 302 (79%) sem concurso. Desde outubro de 2020, dos 73 contratos realizados, 34 foram sem concorrência (47%).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela