Secções
Entrar

Técnica do Porto condenada a pena suspensa por acesso ilegítimo a dados fiscais

26 de junho de 2019 às 16:36

Arguida usou as passwords de dois outros funcionários da Administração Tributária, com autorização para aceder à informação.

O Tribunal de S. João Novo, no Porto, condenou a pena suspensa uma técnica da Direção deFinançasdo Porto por 86 acessos ilegítimos às bases de dados doFisco, anunciou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral Distrital (PGD).

De acordo com informação publicada hoje na sua página na Internet, a PGD do Porto revela que a técnica foi condenada "pela prática de dois crimes de acesso ilegítimo, na pena única de um ano e seis meses de prisão, suspensa na sua execução por igual período".

"O tribunal considerou provado que a arguida, técnica da administração tributária, em funções na Direção de Finanças do Porto, nos anos de 2012 e 2013, acedeu por 86 vezes, em 75 dias diferentes, às aplicações informáticas e bases de dados da Administração Tributária, sem que para tal estivesse autorizada".

Ficou ainda provado que, "para tal, a arguida usou as 'passwords' de dois outros funcionários da Administração Tributária, estes sim autorizados a aceder às referidas aplicações e base, que obteve por modo não apurado".

A 2 de abril, a PGD anunciou que um juiz de instrução criminal mandou julgar aquela técnica da Direção de Finanças do Porto por aqueles acessos ilegítimos às bases de dados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela