Sondagem à boca das urnas: AD à frente, mas fica longe da maioria
Com os resultados não há um cenário óbvio de governação nem à esquerda nem à direita, indica sondagem da Intercampus para o CM/CMTV/Jornal de Negócios que avança com um empate técnico.
A sondagem à boca das urnas da Intercampus dá uma vantagem inicial para a AD, sendo que o PS segue atrás, mas ainda dentro da margem de erro do empate técnico. Na sondagem da Intercampus para a CM/CMTV/Jornal de Negócios, a AD tem um intervalo entre os 27,2% e os 33,2%, enquanto o PS tem um resultado entre os 23,8% e os 29,8%.
Com estes resultados não há um cenário óbvio de governação. Num cenário ideal, AD e IL conseguem apenas 101 dos 116 deputados que precisam para uma maioria absoluta. Já uma maioria de esquerda aponta (no melhor dos cenários para o PS), para 104 deputados numa coligação com BE, CDU e Livre. O PAN pode ficar sem representação parlamentar.
Em terceiro lugar surge o Chega (entre os 15,6% e os 20,6%), seguido de IL (3,3% e 7,3%) e Bloco de Esquerda (2,7% e 6,7%). A CDU aparece entre 1,2% e os 5,2% e o Livre com (2,1% e os 6,1%). O PAN surge com um resultado entre os 0,5% e os 3,5%. O ADN tem um intervalo entre os 0% e os 2,9%.
Quanto a número de deputados, AD pode conseguir entre 77 e 89 deputados, enquanto PS entre 67 e 79. Com este resultado, o Chega terá entre 42 e 52 deputados e a IL entre 6 e 12. Bloco pode conquistar dez lugares no Parlamento e a CDU 5. No limite máximo, o Livre pode conseguir um grupo parlamentar com oito deputados, enquanto o PAN entre zero e quatro. O ADN pode eleger entre 0 e 1 deputado.
Sondagem Intercampus para a CM/CMTV/Jornal Negócios, realizada no dia 10 de março de 2024, com o objetivo de identificar o resultado da votação para as eleições Legislativas em 2024. Universo constituído por eleitores que participaram no ato eleitoral. Com recolha através de simulação de voto em urna, a amostra é constituída por 24.328 entrevistas, recolhidas em 24 freguesias de Portugal Continental. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 0,6%. Os resultados da projeção são diretamente obtidos a partir de uma sondagem realizada pela Intercampus.
Edições do Dia
Boas leituras!