Secções
Entrar

SJ recebe denúncia de salários em atraso na editora Masemba

29 de junho de 2018 às 17:11

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) já questionou a referida editora, que gere as revistas Lux e Lux Woman.


O Sindicato dos Jornalistas (SJ) anunciou esta sexta-feira que recebeu uma denúncia de atrasos de três meses no pagamento de salários na editora Masemba, que publica, entre outras, as revistas Lux e Lux Woman.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O SJ salienta que já questionou a administração da Masemba depois de "ter recebido uma denúncia 'acerca das ilegalidades e situação precária dos trabalhadores' da empresa", a qual foi elaborada pelo conjunto dos trabalhadores que já estão com suspensão do contrato de trabalho.

A Masemba tem como sócio maioritário, através da sociedade de capital de risco Erigo VII, José Eduardo Paulino dos Santos, filho do ex-presidente angolano, refere o SJ.

O restante capital está nas "mãos" da produtora Até ao Fim do Mundo, com 25%, Tito Z. Medonça, que detém 16%, e Sérgio Valentim Neto, com 7%.

"Realçando a importância de denunciar estas situações publicamente, o SJ já pediu à administração da Masemba uma reunião para obter esclarecimentos sobre a situação da empresa, nomeadamente no que respeita ao pagamento de salários e aos contratos de trabalho", acrescenta.

A estrutura sindical foi informada pelos jornalistas que enviaram a denúncia na passada terça-feira de que "se verificam atrasos de três meses no pagamento de salários, de que decorre 'um período de incumprimentos a vários níveis, com injunções e credores a exigirem os pagamentos em falta' e de que a Masemba iniciou, em 21 de maio, um Plano Especial de Revitalização (PER), relativo a uma dívida de cerca de 670 mil euros".

O Sindicato dos Jornalistas "já contactou igualmente as duas associadas que trabalham para o grupo e que estão já a ser acompanhadas pelo gabinete jurídico, por motivos de salários em atraso e suspensão de contratos de trabalho", concluiu.

Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima