Secções
Entrar

Sardinha continua a €1,5 nos arraiais de Lisboa. Vendedores lamentam menos turistas

11 de junho de 2018 às 16:13

Comerciantes indicam que o preço da sardinha "subiu um pouco", em relação ao ano anterior, mas eles mantiveram os preços.

No bairro de Alfama, em Lisboa, a sardinha vende-se a 1,50 euros, preço que se mantém igual a outros anos, mas os comerciantes queixam-se de haver menos pessoas nos arraiais deste ano.

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

"A sardinha é a página da frente do arraial", contou à agência Lusa Raquel Chaves, de 31 anos, responsável pelo "Retiro Tia Alice", em pleno bairro de Alfama, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa.

A comerciante afirmou que o preço da sardinha "subiu um pouco", em relação ao ano anterior, mas houve necessidade de manter a 1,50 euros a unidade - vendida no pão - porque, este ano, a adesão por parte dos turistas "está fraca só por si".

"Nota-se bastante, tanto nas mesas como na rua", lamentou.

Raquel Chaves assegurou que "a sardinha continua a ser o mais vendido, mas há uma quebra nos outros produtos", e que o "Retiro da Tia Alice" compra congelada, uma vez que a fresca "não vale a pena, porque fica seca quando vai à chapa".

Os turistas estrangeiros continuam a ser o principal público a passar pelo arraial de Alfama, mas há um ano "havia mais afluência de pessoas", assegura a comerciante.

Mais acima, no "Retiro da Recoqueira", Ana Palma, de 34 anos, disse à Lusa que o negócio este ano "tem corrido bem", mas "não se tem visto tantas pessoas como nos outros anos".

"Não sei se é por haver mais arraiais por Lisboa", questionou.

A sardinha também está a 1,50 euros a unidade e a comerciante vincou que "há sete anos que está igual".

"As pessoas já se queixam que vir aos santos é caro. Enquanto der para manter, vamos deixar assim o preço", justificou Ana Palma, elencando que também compram sardinha congelada "porque é mais prático".

Pelo retiro da "Recoqueira" já passou "um pouco de tudo", inclusive turistas das zonas "do Alentejo e do Porto".

Cecília Lopes é a responsável pelo "Retiro Tia Beatriz" e assegurou que a sardinha está também a 1,50 euros, um preço que considera ser "acessível".

A responsável de 59 anos assegurou que as restrições à pesca da sardinha não afetaram o negócio e que no "Retiro da Tia Beatriz" também se optou pela sardinha congelada.

"Nós aqui trabalhamos mais à base de sardinha congelada, mas boa", assegurou a comerciante, esclarecendo que "os clientes já estão habituados".

O mais pedido "é sempre a sardinha", mas houve "um bocadinho de quebra" no volume de vendas em relação ao mesmo período no ano passado.

Cecília Lopes saiu de Alfama e mudou-se para uma habitação social, na Rua dos Sapadores, e explicou à Lusa que regressar para as Festas de Lisboa dá "um pouco mais de alegria por não viver cá".

" [O negócio] já vem dos nossos antepassados e vai passando para os nossos filhos", rematou.

O "Retiro Mãe e Filhos", localizado no centro do arraial de Alfama, é um dos mais procurados pelos turistas, e Tina Costa, a responsável, diz que a sardinha está entre um euro e 1,50 euros.

O peixe é "fresco" e a comerciante de 59 anos disse à Lusa que por dia são vendidas "umas cinco caixas", levando cada "à volta de dez quilos".

Apesar de a sardinha ter saída para os turistas que visitam o bairro, o negócio "vai andando devagarinho".

"Acho que o ano passado foi o melhor", confessou Tina Costa, afirmando que espera "uma quebra" depois do feriado municipal, na quarta-feira.

Os turistas estrangeiros são os que mais visitam o bairro de Alfama, "mas o português vem sempre".

O ponto alto das Festas de Lisboa deve acontecer entre terça-feira e quarta-feira, e até ao final do mês há arraiais por toda a cidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela