Secções
Entrar

Santana não se choca com referendo sobre eutanásia

17 de dezembro de 2017 às 20:10

"Eu sou católico de formação e crente, sabem qual é a posição da religião que professo", afirmou candidato à liderança social-democrata.


O candidato à liderança do PSD Pedro Santana Lopes assumiu hoje que tem uma posição pessoal de princípio contrária à despenalização da morte assistida, mas admitiu que se possa vir a realizar um referendo sobre essa matéria.

1 de 3

"Eu sou católico de formação e crente, sabem qual é a posição da religião que professo", afirmou Santana Lopes, questionado sobre esta matéria, na apresentação à imprensa da proposta de programa "Um Portugal em Ideias".

No entanto, o antigo primeiro-ministro referiu-se também à proposta lançada recentemente pelo ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro que, à Renascença, defendeu a realização de um referendo.

"Não me choca nem tenho nenhuma posição de repúdio por essa proposta. No entanto, a minha posição de princípio é a defesa da luta pela vida", afirmou Pedro Santana Lopes.

O outro candidato à liderança Rui Rio tem uma posição pessoal favorável à despenalização da eutanásia, tendo assinado uma petição nesse sentido.

O Bloco de Esquerda tem um anteprojecto que está discutir em debates espalhados pelo país e promete apresentá-lo no primeiro trimestre de 2018.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), com um deputado, foi o primeiro a apresentar um projecto de lei sobre a morte assistida, e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também anunciou uma iniciativa neste sentido.

Um grupo de deputados do PS tem o acordo da direcção do partido para apresentar uma iniciativa ou apoiar uma das já existentes ou a apresentar.

À direita, o PSD liderado por Pedro Passos Coelho já tinha decidido dar liberdade de voto, apesar de prometer uma posição oficial e admitir todos os cenários, incluindo o do referendo. O CDS-PP é contra.

Os bloquistas apresentaram em Fevereiro o seu anteprojecto que permite as duas formas de morte assistida, a eutanásia e o suicídio assistido, e admitem a sua realização em estabelecimentos de saúde oficiais e em casa do doente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela