Russo suspeito de ligações a crime organizado aguarda nacionalidade portuguesa
À semelhança do que aconteceu com Roman Abramovich e outros três oligarcas, Gavril Yushvaev foi certificado como descendente de judeus sefarditas pela Comunidade Israelita do Porto.
Gavril Yushvaev, conhecido empresário e filantropo russo, aguarda pela nacionalidade portuguesa. É um dos cinco oligarcas russos que já obtiveram ou esperam obter nacionalidade portuguesa através da Comunidade Israelita do Porto (CIP), segundo uma investigação dojornal Público. Yushvaev está sinalizado pelas autoridades europeias como sendo próximo de organizações criminosas da Europa de Leste.
Segundo um relatório da Direcção de Informação da Unidade Central Especial 2 (UCE2) da Guarda Civil espanhola de 2013, citado pelo diário, Yushvaev faz parte de um esquema de branqueamento de capitais envolvendo banqueiros, empresários e políticos russos.
De acordo com oPúblico, Yushvaev foi certificado pela Comunidade Israelita do Porto (CIP) como descendente de judeus sefarditas, documento fundamental para a obtenção da naturalização, ao abrigo da Lei da Nacionalidade a descendente de sefarditas que tenham residido em Portugal.
Edições do Dia
Boas leituras!