Secções
Entrar

Rui Rio sobre Operação Marquês: Justiça não funciona quando as decisões não são entendidas pelo povo

Leonor Riso 12 de abril de 2021 às 17:48

"Dentro de um regime doente, a Justiça é o seu pior exemplo. O PSD recusa cavalgar o clima político que se instalou" após a decisão instrutória, afirmou o líder social-democrata.

O PSD reagiu esta segunda-feira à decisão instrutória da Operação Marquês, tomada pelo juiz Ivo Rosa, de não levar José Sócrates a julgamento por corrupção mas por branqueamento de capitais e falsificação de documento. O líder social-democrata, Rui Rio, criticou as "considerações de carácter demagógico e populista" e o "espetáculo" da Justiça, mencionando ainda as violações do segredo de Justiça. 

Rui Rio

"A intoxicação da opinião pública com opiniões falsas ou verdadeiras é um caminho que a Justiça decidiu seguir desde há uns anos. É assim com este processo e com muitos outros, triturando na praça pública culpados e inocentes", afirmou Rui Rio, "triturando-se a Justiça a si própria e aos princípios de um Estado de Direito democrático". 

"Dentro de um regime doente, a Justiça é o seu pior exemplo. O PSD recusa cavalgar o clima político que se instalou" devido à decisão instrutória, mas "evita a demagogia e consequente agravamento do caminho em que a Justiça se colocou". Rio apelou ainda à reforma da Justiça defendida pelos sociais-democratas, lamentando ainda as "reuniões inconsequentes" em que foram apresentadas as propostas. "A reforma da Justiça é a primeira das que Portugal tem que fazer."

O líder do PSD sublinhou que o crime de corrupção que o juiz Ivo Rosa associou a Sócrates "não pode ir a julgamento porque prescreveu ou porque a prova recolhida não pode ser usada". "O povo convocado para acompanhar este processo é o mesmo que não entende esta decisão. As decisões da Justiça têm que ser entendidas pelo povo. Quando não são, é a Justiça a não funcionar. Dizer o contrário é negacionismo e sacode-se a culpa de que algo se tem que fazer."

Rui Rio alertou para a "degradação lenta e perigosa" da Justiça, que acusou o antigo primeiro-ministro de "graves crimes". "É certo que esta não é a sentença final. Mas mais uma vez, nada livra o sistema judicial de não responder em tempo útil e oportuno aos anseios de um Estado democrático."

O PSD irá continuar a trabalhar numa reforma estrutural da Justiça, prometeu Rui Rio. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela