Secções
Entrar

Rui Rio irá visitar instituições de Saúde na próxima semana

13 de abril de 2018 às 17:51

Rio incluirá nesta ronda de visitas o Hospital de S. João, onde esta semana foram noticiadas queixas sobre a falta de condições de atendimento.

O presidente do PSD, Rui Rio, vai dedicar a próxima semana ao sector da saúde, visitando instituições e reunindo com representantes desta área em Coimbra, Lisboa e Porto.

1 de 3
Foto: INÁCIO ROSA/LUSA
Foto: Nuno Fox/Lusa
Foto: LUSA

Tal como tinha anunciado na quarta-feira, Rio incluirá nesta ronda de visitas o Hospital de S. João, onde esta semana foram noticiadas queixas de pais de crianças com doenças oncológicas sobre a falta de condições de atendimento dos seus filhos em ambulatório e também na unidade do 'Joãozinho', para onde as crianças são encaminhadas quando têm de ser internadas neste centro hospitalar do Porto.

O programa dedicado à saúde de Rio começa na segunda-feira, com uma visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e à Maternidade Bissaya Barreto, na mesma cidade.

Ao final do dia, o presidente do PSD recebe a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, na sede nacional do partido, em Lisboa.

Na terça-feira, também na São Caetano, Rui Rio receberá a Associação Nacional dos Cuidados Continuados e, no dia seguinte, reúne-se com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e com a Ordem dos Enfermeiros, ambas em Lisboa.

O SIM, juntamente com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), anunciou uma greve para os dias 08, 09 e 10 de maio. Os dois sindicatos pretendem uma redução do "trabalho suplementar anual das actuais 200 horas para as 150 horas, em conformidade com a restante função pública, o limite de 12 horas de trabalho semanal em serviço de urgência e o reajustamento das listas de utentes dos médicos de família, de 1.900 para 1.550 utentes".

A semana de Rui Rio dedicada a iniciativas ligadas à saúde termina na sexta-feira com visitas à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e ao Hospital Universitário de S. João, estando prevista para a tarde uma conferência final de balanço da semana na sede do PSD no Porto.

Na quarta-feira, o líder dos sociais-democratas defendeu que o Governo tem "obrigação" de reduzir o défice, mas sem pôr em causa os serviços, nomeadamente os da saúde.

À margem do congresso da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, Rio revelou que iria dedicar a próxima semana à saúde.

"Efectivamente não tem sido compaginável uma política de saúde com uma política orçamental e o Governo é que tem obrigação de reduzir o défice, mas ao mesmo tempo fazer a gestão da despesa pública de tal forma bem feita que os serviços não sofram as consequências que estão a sofrer", disse Rui Rio, num comentário à situação da unidade pediátrica de oncologia do Hospital de São João.

No mesmo dia, o ministro das Finanças, Mário Centeno, saúde, escusou-se a revelar no parlamento quando será concretizado o investimento da ala pediátrica do Hospital de São João, garantindo apenas que "vai avançar".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela