Reclamações nos transportes públicos aumentaram 31%: falta de segurança e higiene entre as principais queixas
Atrasos e pontualidade motivaram a maioria das reclamações.
As reclamações relacionadas com os transportes coletivos de passageiros dispararam 31% este ano até 21 de agosto, face ao mesmo período do ano passado, revelou esta terça-feira o Portal da Queixa em comunicado. Segundo a plataforma de consumidores em Portugal, que reúne partilhas de experiências de consumo, passou de 902 queixas para 1.181.
Os atrasos e a pontualidade motivaram a maioria das queixas, embora o peso deste motivo tenha caído de 68% para 66%". Enquanto isso, os problemas com segurança, higiene e condições de viagem ganharam peso e são agora o segundo motivo mais reportado. Este último tema passou de 15% das queixas, em 2025, para 22%, em 2026.
De acordo com o Portal da Queixa, o crescimento do número de reclamações é particularmente expressivo em dois operadores da Área Metropolitana do Porto: a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que duplicou as queixas em mais 103%, e a UNIR, que reúne mais 63% das reclamações.
Já na região de Lisboa, a Carris Metropolitana registou também um aumento de 14%. Quanto à CARRIS, esta apresentou uma ligeira descida de 2,31%.
Escreve o Portal da Queixa que, em termos de peso no total das reclamações, a Carris Metropolitana lidera o ranking, com 26,58% das reclamações, seguida da UNIR, com 24,94%, a CARRIS com 21,82% e a STCP com 10,39%.