Secções
Entrar

Quinto sismo registado na Terceira em menos de 25 horas

Lusa 05 de novembro de 2025 às 07:37

Na terça-feira, quatro abalos com magnitudes entre 1,8 e 3,0 na escala de Richter foram sentidos na Terceira e esta quarta-feira a terra já voltou a tremer.

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado hoje na Terceira, o quinto abalo a atingir a ilha dos Açores em menos de 25 horas.
Sismo de magnitude 2,7 atinge Terceira, Açores, o quinto em menos de 25 horas Nuno André Ferreira/SÁBADO
O sismo foi registado pelas 02:39 (03:39) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul-sudeste de Raminho (Terceira), avançou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). "Não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido", acrescentou o IPMA, num comunicado. Na terça-feira, quatro abalos com magnitudes entre 1,8 e 3,0 na escala de Richter foram sentidos na Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). Segundo o CIVISA, os abalos foram registados entre as 02:06 e as 10:12 locais de hoje (entre as 03:06 e as 11:12 em Lisboa) e foram sentidos nos concelhos de Praia da Vitória e Angra do Heroísmo. O CIVISA adianta que os sismos foram sentidos com intensidades máximas de III, III/IV, IV e IV/V (escala de Mercalli Modificada) nos dois concelhos da ilha Terceira (Praia da Vitória e Angra do Heroísmo). Os eventos inserem-se "na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022". Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10). A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição". Com intensidade V, considerada forte, os sismos são sentidos fora de casa, as pessoas são acordadas, os líquidos oscilam e alguns extravasam, pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados, as portas oscilam, fecham-se ou abrem-se, ao passo que os estores e quadros se movem e os pêndulos de relógios param ou alteram o estado de oscilação, de acordo com a descrição do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet. Já com uma intensidade IV, considerada moderada, "os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem". Ainda segundo o IPMA, com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela