Secções
Entrar

PSP proíbe artefactos pirotécnicos na Queima das Fitas do Porto

08 de maio de 2018 às 15:34

Quando se registaram os festejos da vitória do FC Porto na Avenida dos Aliados, houve a preocupação com as "questões da segurança", com a "mudança de massas dos Aliados para o queimódromo".

Os paus de bandeiras, artefactos pirotécnicos ou qualquer outro adereço das massas de adeptos do futebol que coloquem em risco a segurança no recinto da Queima das Fitas 2018 do Porto estão proibidos, disse hoje a PSP do Porto.

1 de 4
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media
Foto: Cofina Media

Em declarações à Lusa, fonte do gabinete da imprensa da PSP do Porto avisou que ao longo da semana e no próximo fim-de-semana, as medidas policiais de segurança no queimódromo do Porto, junto à Circunvalação, vão manter-se como tinha sido "concertado com a Federação Académica do Porto (FAP).

"A PSP e a FAP entenderam que tinham de se tomar medidas de segurança adequadas, designadamente de determinados objectos, como artefactos pirotécnicos e paus de bandeira e isso não podia entrar no queimódromo".

Segundo a fonte da PSP, no sábado, quando se registaram os festejos da vitória do FC Porto na Avenida dos Aliados, houve a preocupação com as "questões da segurança", com a "mudança de massas dos Aliados para o queimódromo".

No domingo, as preocupações repetiram-se e vão manter-se até ao final da Queima das Fitas do Porto, no dia 12 de maio, avança a PSP, reconhecendo que aquela polícia não vai permitir que objectos que "possam oferecer riscos", entrem no recinto.

"Em determinados momentos podem ter que ser tomadas novamente medidas adequadas à garantia de segurança e conforto de todos, porque pretende-se que haja festa com civismo e urbanidade de todos", conclui a PSP, através do gabinete de imprensa.

Milhares de estudantes participam hoje à tarde no tradicional cortejo da Queima das Fitas do Porto, cujo percurso começa na Cordoaria e vai até aos Aliados, onde está montada a Tribuna junto ao edifício da Câmara do Porto.

O orçamento da Queima das Fitas 2018 do Porto ronda entre um e dois milhões de euros, mas este ano houve um reforço de "alguns milhares de euros", porque a FAP quis apostar numa "visão de sustentabilidade", com preocupações ambientais e "uma visão para a juventude", explicou à Lusa o presidente da FAP.

Para além do cortejo dos alunos pelas ruas da cidade do Porto, hoje também vai ser o dia para os músicos Quim Barreiros e Rosinha actuarem no palco do queimódromo.

Jay Hardway, Headhunterz (10 de maio), Valas, Xutos e Pontapés (11 de Maio) e Wet Beg Gang e Dizzee Rasca (12 de Maio), encerram a programação musical do evento dos estudantes do Porto.

O preço do passe geral é de 56 euros e os ingressos diários variam entre oito e os 12,5 euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela