
Candidatos ao curso de Medicina na U.Porto dizem-se lesados
Candidatos dizem que tiveram de mudar de cidade, abandonar empregos, investir em imóveis e desistir de mestrados.
Candidatos dizem que tiveram de mudar de cidade, abandonar empregos, investir em imóveis e desistir de mestrados.
O ministro da Educação admitiu a possibilidade de descongelar o valor das propinas a partir de setembro, explicando que a medida está dependente das conclusões do estudo de avaliação da ação socia
No dia da primeira reunião da comissão de Prevenção de Assédio nas Instituições de Ensino Superior, a SÁBADO falou com Margarida Isaías, representante dos estudantes na comissão, sobre o trabalho que vai ser realizado e as preocupações dos alunos.
Os grandes custos no que toca à habitação e as baixas expectativas salariais em Portugal são apresentados como as principais razões para a vontade de sair. Especialista Pedro Góis defende que é preciso ouvir os jovens.
A denúncia é da Federação Académica do Porto, após ter realizado um inquérito. Situação impede estudantes de concorrer ao complemento de alojamento.
Até os estudantes internacionais, que não costumam registar problemas, pediram ajuda em Lisboa, revela presidente da Federação Académica. No Porto a situação não é melhor: "Alunos estão colocados, mas desalojados."
Dirigente estudantil confessou ter ficado "chocado" com os resultados da pandemia na saúde mental dos estudantes. 64% não tiveram qualquer apoio.
Federação Académica do Porto diz que mais do que a tristeza que a decisão possa deixar em cada um dos estudantes que respiram a "academia do Porto", deve "ficar com o sentimento do dever cumprido".
Conta com mil camas para estudantes. Situar-se-á junto ao polo universitário da Asprela.
Coletivo Feminista denuncia nomes das barraquinhas no Facebook. Federação Académica do Porto alerta para os trocadilhos. Exemplos? "Porcahontas" ou "Dartacão".
Vídeos de excessos dos estudantes inundam redes sociais. Na quarta-feira, uma jovem foi encontrada seminua e inconsciente perto do Queimódromo.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto a primeira cooperativa de habitação estudantil no Porto vai abrir em 2021 com cerca de mil camas e a um preço a rondar os 250 euros por mês.
Presidente da Federação Académica do Porto disse que o Governo está a fazer "números políticos" em ano de eleições legislativas sobre o número de camas para os estudantes universitários no Porto.
Tal como aconteceu em 2015, 2016 e 2017, e agora em 2018, a atribuição de bolsas de estudo a alunos universitários sofreu atrasos. A causa tem sido sempre a mesma: problemas informáticos na plataforma que gere as candidaturas.
"O que nós pretendemos é que esta ação sensibilize o Governo, a Câmara Municipal do Porto e as instituições de ensino", afirma o presidente da Federação Académica do Porto.
600 euros por um quarto, sem despesas incluídas e sem contratos? Sim, existe em Portugal - e é cada vez mais comum.