Secções
Entrar

Processo do jovem assassinado pelo padrasto em Portimão passa para a justiça brasileira

18 de março de 2019 às 14:21

O arguido, Joaquim Lara Pinto, de nacionalidade brasileira viajou para o país alguns dias depois de ter cometido o crime.

O processo do jovem alegadamente morto pelo padrasto em fevereiro de 2016, em Portimão,Algarve, vai passar para a justiça brasileira, país do qual o arguido é natural e onde reside atualmente, informou esta segunda-feira oMinistério Público.

"A transmissão do procedimento criminal foi deferida e a República Federativa do Brasil já aceitou essa transmissão, pelo que o respetivo processo passou a correr os seus termos naquele país", lê-se numa nota divulgada no sítio de Internet da Procuradoria da Comarca de Faro.

O pedido foi feito ao abrigo da Convenção de Extradição entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, atendendo a que o arguido tem nacionalidade brasileira e reside no Brasil, refere a nota.

A investigação do Ministério Público português concluiu que foi o padrasto que terá matado, em fevereiro de 2016, o enteado Rodrigo Lapa, de 15 anos, em Portimão, no distrito de Faro.

O arguido, Joaquim Lara Pinto, de nacionalidade brasileira, viajou para oBrasildias após o crime, país onde reside atualmente.

Caberá agora às autoridades brasileiras deter, eventualmente, o arguido, deduzir a acusação final e realizar o julgamento, uma vez que a investigação está concluída.

Rodrigo Lapa desapareceu a 22 de fevereiro de 2016. O corpo viria a ser encontrado uma semana depois, a 02 de março, num terreno perto da casa onde vivia com a mãe, o padrasto e uma irmã bebé.

O corpo do jovem estava num terreno baldio nas imediações da residência, entre o sítio das Vendas e o Malheiro, junto a uma das principais entradas da cidade de Portimão.

A investigação do Ministério Público português concluiu ainda que a mãe do jovem, ouvida durante a investigação pela Polícia Judiciária, sempre na qualidade de testemunha, nada teve a ver com o desaparecimento e a morte do filho.

O jovem frequentava um curso de cozinha na cidade vizinha de Lagoa, tendo faltado às aulas três dias antes de a mãe ter comunicado às autoridades o seu desaparecimento, a 22 de fevereiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela