Primeiro Conselho de Estado de Marcelo durou seis horas
Primeira reunião do Conselho de Estado, sem Soares e Sampaio, debateu o "ímpeto reformista" e os desafios dos próximos anos para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas
A primeira reunião do Conselho de Estado do mandato do novo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou pelas 20h50, ao fim de quase seis horas. A reunião do órgão consultivo do Presidente da República teve início pelas 15h00, sem os antigos presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio, que não compareceram por motivos de saúde. O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, também faltou à primeira reunião do Conselho de Estado convocada por Marcelo Rebelo de Sousa, justificando essa ausência com uma visita estatutária à ilha do Corvo.
A primeira parte da reunião do Conselho de Estado, na qual participaram o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, terminou cerca das 17h40. De acordo com a intervenção divulgada pelo Banco Central Europeu, Mario Draghi afirmou no Conselho de Estado que o BCE acolhe com agrado o compromisso das autoridades portuguesas em preparar medidas adicionais para cumprir os compromissos do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
Após a saída de Draghi e de Carlos Costa do Palácio de Belém, foi feito um intervalo na reunião, segundo disse à Lusa fonte da Presidência República. O Conselho de Estado debateu, então, as opções que se colocam a Portugal "em termos de afirmação do ímpeto reformista" e os desafios dos próximos anos para "assegurar a trajectória de sustentabilidade das finanças públicas portuguesas".
Esta informação consta de uma nota distribuída à comunicação social no final da reunião. Nesta nota, apenas são mencionados os temas que estiveram em debate, sem referência a quaisquer conclusões.
Edições do Dia
Boas leituras!