Praia de Carcavelos já não está interdita a banhos
A praia de Carcavelos estava interdita a banhos desde quinta-feira, por não haver certezas quanto à qualidade das águas, depois das chuvas que assolaram Lisboa
A interdição de banhos na praia de Carcavelos, em Cascais, foi hoje levantada, após serem conhecidos os resultados das análises à água do mar, que, segundo a câmara, revelaram uma "qualidade excelente".
"Tal como esperávamos, a qualidade da água é excelente e, portanto, já foi hasteada a bandeira verde na praia e as pessoas podem ir a banhos à vontade. Sempre soubemos que estava tudo bem", disse à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ao final da manhã.
A praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa, estava interditada a banhos desde as 9h de quinta-feira.
Em declarações à agência Lusa, o delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, responsável pela decisão de interditar os banhos naquela praia, explicou que a medida "foi absolutamente necessária para garantir a segurança dos banhistas", uma vez que "não havia garantias de que a água não estivesse contaminada".
A decisão de interditar os banhos na praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa, partiu do delegado regional de Saúde, segundo Mário Domingues.
"Na sequência das fortes chuvas de terça-feira a água galgou os açudes colocados nas ribeiras e trouxe águas sujas para a praia. Por precaução foi determinada a interdição a banhos, mas esperamos que amanhã [sexta-feira] já possa tudo voltar ao normal, quando tivermos os resultados das análises", explicou.
As análises foram feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Câmara Municipal de Cascais.
O responsável pela Polícia Marítima de Cascais ressalvou ainda que não houve qualquer queixa por parte dos banhistas a eventuais efeitos adversos das águas e sublinhou que houve compreensão por parte destes à decisão de interdição.
Edições do Dia
Boas leituras!