Secções
Entrar

Praia de Carcavelos já não está interdita a banhos

01 de setembro de 2017 às 13:53

A praia de Carcavelos estava interdita a banhos desde quinta-feira, por não haver certezas quanto à qualidade das águas, depois das chuvas que assolaram Lisboa

A interdição de banhos na praia de Carcavelos, em Cascais, foi hoje levantada, após serem conhecidos os resultados das análises à água do mar, que, segundo a câmara, revelaram uma "qualidade excelente".

"Tal como esperávamos, a qualidade da água é excelente e, portanto, já foi hasteada a bandeira verde na praia e as pessoas podem ir a banhos à vontade. Sempre soubemos que estava tudo bem", disse à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ao final da manhã.

A praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa, estava interditada a banhos desde as 9h de quinta-feira.

Em declarações à agência Lusa, o delegado regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, responsável pela decisão de interditar os banhos naquela praia, explicou que a medida "foi absolutamente necessária para garantir a segurança dos banhistas", uma vez que "não havia garantias de que a água não estivesse contaminada".

A decisão de interditar os banhos na praia de Carcavelos, no distrito de Lisboa, partiu do delegado regional de Saúde, segundo Mário Domingues.

"Na sequência das fortes chuvas de terça-feira a água galgou os açudes colocados nas ribeiras e trouxe águas sujas para a praia. Por precaução foi determinada a interdição a banhos, mas esperamos que amanhã [sexta-feira] já possa tudo voltar ao normal, quando tivermos os resultados das análises", explicou.

As análises foram feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Câmara Municipal de Cascais.

O responsável pela Polícia Marítima de Cascais ressalvou ainda que não houve qualquer queixa por parte dos banhistas a eventuais efeitos adversos das águas e sublinhou que houve compreensão por parte destes à decisão de interdição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela