Secções
Entrar
Ao minutoPresidenciais 2026

Marcelo Rebelo de Sousa vota pela última vez enquanto PR: "O Presidente eleito terá uma tarefa mais difícil do que aquela que eu tive"

SÁBADO 08 de fevereiro de 2026 às 15:13

António José Seguro e André Ventura disputam este domingo a segunda volta da corrida eleitoral.

Momentos Chave
1 de 6
A segunda volta das eleições presidenciais decorre hoje
Foto: JOSÉ COELHO / LUSA
André Ventura já votou
Foto: EPA/TIAGO PETINGA
Eleitores exercem o seu direito de voto para as eleições presidenciais, na Escola Avelar Brotero, em Coimbra
Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
António José Seguro exerce o seu direito ao voto
Foto: JOSE COELHO/LUSA
CNE pede aos portugueses que vão votar amanhã
Foto: Lusa
A segunda volta das eleições presidenciais está a ser disputada entre André Ventura e António José Seguro
Foto: ESTELA SILVA/LUSA
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado Há 6 minutos
Há 14 minutos 08 de fevereiro de 2026 às 16:30
Gabriela Ângelo

Ramalho Eanes afirma que "os portugueses devem votar em todas as circunstâncias"

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes votou esta tarde em Lisboa onde afirmou que "os portugueses devem votar em todas as circunstâncias, mas em especial nas más circunstâncias". 
Há 1 hora 08 de fevereiro de 2026 às 15:37
Lusa

PAN apela à participação e defende mudanças para garantir direito de voto

A líder do PAN, Inês Sousa Real, apelou este domingo à participação nas eleições, considerando estar em causa “preservar a democracia”, e defendeu alterações à lei eleitoral para garantir o direito de voto de emigrantes e de operacionais em missão.

“Apesar de sabermos que o país está sob um difícil contexto por causa ainda da destruição que foi causada em vários pontos do território, é importante que quem possa assegurar o seu direito ao voto que participe”, apelou, em declarações à agência Lusa, a porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza.

Inês Sousa Real, que exerceu o seu voto na Escola Básica 2,3 de Telheiras, em Lisboa, considerou que esta eleição presidencial representa mais do que “perder ou ganhar”, sublinhando que o está em causa é “preservar a nossa democracia”.
Há 1 hora 08 de fevereiro de 2026 às 15:10
Lusa

Bolieiro votou e defende "o entendimento sobre um país descentralizado"

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, votou para as presidenciais na sua freguesia natal da Fajã de Baixo, no concelho de Ponta Delgada, e foi questionado sobre se qualquer um dos candidatos serve a autonomia dos Açores.

Bolieiro sublinhou este domingo, em relação à autonomia do arquipélago, a importância dos poderes constitucionais do Presidente da República, defendendo um trabalho "contra os centralistas".

"O que conta são os poderes constitucionais que o Presidente da República tem e também o entendimento sobre um país descentralizado", afirmou Bolieiro, que, enquanto líder do PSD/Açores, não deu indicação de voto sobre nenhum dos candidatos presidenciais, à semelhança do presidente do partido, Luís Montenegro.
Há 2 horas 08 de fevereiro de 2026 às 14:36
Now

António Filipe diz que adiamento das eleições em algumas zonas é indesejável

O ex-candidato à presidência da República António Filipe considerou que é “indesejável” que algumas zonas do país se tenham visto forçadas a adiar o ato eleitoral para o próximo domingo e apelou os portugueses a exercerem o direito do voto “que custou muito a conquistar”.

 “Ninguém queria isto, mas a Constituição encontrou uma solução”, salientou.

António Filipe realçou que “os portugueses têm uma oportunidade de contribuir para a eleição de quem querem ver na presidência da República".
Há 2 horas 08 de fevereiro de 2026 às 14:10
Lusa

Direito ao voto dos agentes de proteção civil assegurado atempadamente

Bombeiros e outros agentes de proteção civil, que estão neste momento empenhados no apoio às populações afetadas pelo meu tempo, podem votar nas eleições presidenciais deste domingo entre rendições de grupos de operacionais, explicou a Proteção Civil.

No 'briefing' diário das 12h00 de ponto de situação na prevenção e apoio às zonas e populações afetadas pelo mau tempo, na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional, Mário Silvestre, explicou que o direito ao voto dos agentes de proteção civil no terreno foi assegurado de forma atempada.

"Foram dadas as indicações específicas e, portanto, os grupos que estão a ser rendidos, inclusivamente os que saem irão votar, os que vêm já virão com essa votação feita e, portanto, houve o cuidado e o planeamento atempado para que estas movimentações e rendições assegurassem, no fundo, o direito ao voto de todos os operacionais envolvidos", disse Mário Silvestre.
Há 3 horas 08 de fevereiro de 2026 às 13:39
Gabriela Ângelo

Marcelo vota pela última vez enquanto PR: "O Presidente eleito terá uma tarefa mais difícil do que aquela que eu tive"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, votou esta tarde em Celorico de Basto pela última vez enquanto Chefe de Estado.

Em declarações aos jornalistas apelou ao voto e considerou esta mobilização "importante porque a democracia é a renovação das pessoas" e é "fundamental para as instituições cumprirem melhor a sua missão". 

O Chefe de Estado afirmou ainda que o "Presidente eleito hoje tem uma tarefa mais difícil" do que a que teve ao longo dos dois mandatos dadas as "guerras e a instabilidade económica, política e social" não só na Europa, mas no Mundo. "Quanto maior for a participação, maior é a força que é dada ao que for eleito Presidente", reforçou. 

Quanto à abstenção, Marcelo Rebelo de Sousa notou o aumento da participação da primeira para a segunda volta até às 12h00 e acredita que até ao final do dia, "pode ser um resultado superior". 
Há 3 horas 08 de fevereiro de 2026 às 13:09
Lusa

Rui Tavares apela ao voto também por "aqueles que não podem votar hoje"

O porta-voz do Livre apelou este domingo ao voto na segunda volta das eleições presidenciais, realçando que existem eleitores que não vão exercer hoje o seu direito devido às consequências das tempestades que assolaram o país.

"Votem por vocês, mas desta vez votem também por aqueles que querem votar e não podem votar, isso é muito importante", apelou Rui Tavares, após ter exercido o seu direito de voto no Liceu Gil Vicente, em Lisboa, realçando que esta é a "única maneira de garantir um país melhor para todos".

O deputado do Livre disse esperar que toda a eleição decorra "com inteira normalidade, dentro do possível", incluindo nos concelhos nos quais os eleitores só vão votar no próximo dia 15, devido às consequências do temporal no país.
Há 3 horas 08 de fevereiro de 2026 às 13:03
SÁBADO

Afluência dos eleitores às urnas até às 12h00 é superior à primeira volta

A CNE divulgou esta manhã a afluência dos eleitores às urnas até às 12h00. 22,35% das pessoas inscritas já votaram. 

Na primeira volta, à mesma hora tinham votado 21,18% dos inscritos.
Há 3 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:49
Lusa

Líder do JPP apela à participação e adverte para eventual "vitória" da abstenção

"A outra mensagem é um apelo a que todos exerçam esse direito e que não seja a abstenção uma das vencedoras destas eleições", afirmou.

O líder do Juntos Pelo Povo (JPP), Élvio Sousa, apelou este domingo à participação dos eleitores na segunda volta das eleições presidenciais, alertando para a possibilidade de a abstenção ser "uma das vencedoras".

"É hábito, nestas situações, lembrar sempre o poder constitucional, nomeadamente na parte que refere que o poder político pertence ao povo e é exercido nos termos da Constituição", disse Élvio Sousa depois de ter votado numa secção instalada no Salão Paroquial de Gaula, freguesia do concelho de Santa Cruz, na zona leste da ilha.

"A outra mensagem é um apelo a que todos exerçam esse direito e que não seja a abstenção uma das vencedoras destas eleições", afirmou.
Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:43
Gabriela Ângelo

José Luís Carneiro apela à mobilização e acredita que haverá uma "boa participação eleitoral"

O Secretário-Geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, votou esta manhã no Porto e deixou uma palavra de "profunda solidariedade" para com as pessoas afetadas pelas tempestades, que tiveram "as suas vidas destruídas as casas, falta de eletricidade, falta de condições mínimas e que estão hoje a viver momentos muito difíceis". 

Considerou "imperativo" que haja uma mobilização às urnas mesmo em "tempos difíceis" para eleger o Chefe de Estado. Relembra ainda que quem não conseguir fazê-lo hoje, "poderão fazê-lo no próximo fim de semana". 

José Luís Carneiro considera que as eleições de hoje contarão com "uma boa participação eleitoral" uma vez que a caminho do seu local de voto viu "ruas repletas de pessoas de várias gerações" a irem votar. "Os nossos cidadãos estão bem conscientes do que está em causa hoje", sublinhou. 

Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:37
Lusa

Centenas de portugueses fazem fila em Paris para votar e prevê-se participação histórica

Centenas de portugueses estão este domingo a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.

Jovens e idosos, sozinhos ou em família, são várias as centenas de portugueses que se estão a dirigir este domingo até ao Consulado-Geral de Portugal em Paris para votar na segunda volta das eleições presidenciais, formando uma fila que, por volta 12:00 (11:00 de Lisboa), percorria toda a rua e chegava até à esquina, motivando olhares, fotografias e perguntas de parisienses curiosos.

Em França, foram abertas mesas nos consulados de Paris, Tours e Orleães.

Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:26
Renata Lima Lobo

André Ventura já votou: "Há muitas partes do país que se sentem desrespeitadas e portugueses de segunda"

O candidato presidencial André Ventura, votou esta manhã e considerou "um desrespeito mandar as pessoas votar num dia como o de hoje, tendo em conta o que aconteceu nas últimas 24 horas". O candidato presidencial acredita que "há muitas partes do país que se sentem desrespeitadas e portugueses de segunda".

André Ventura disse ainda esperar que "independentemente de quem vença hoje, o país precisa de um Presidente da República diferente e com capacidade de olhar o país para o futuro." Antes de seguir para a sede de campanha, anunciou que irá assistir à missa na Igreja de São Nicolau, em Lisboa.
Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:20
Lusa

Líder da IL apela ao voto, decisivo para uma "democracia saudável"

A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, apelou aos eleitores que consigam votar hoje na segunda volta das Presidenciais que o façam, recordando que "o voto é decisivo para a manutenção de uma democracia saudável".

"O nosso voto é decisivo para a manutenção de uma democracia saudável e, portanto, na medida do possível, obviamente que todas as pessoas que consigam votar por favor o façam. É um ato eleitoral importante e é esse apelo que eu gostava de deixar, sabendo e compreendendo, obviamente, a situação em que muitas pessoas se encontram", afirmou.
Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:18
Lusa

Duas freguesias de Montemor-o-Velho estão a votar sem eletricidade

As freguesias de Seixo e Arazede, duas das 11 do município de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, estão a votar nas eleições presidenciais, sem eletricidade, disse este domingo o presidente do município. Em declarações aos jornalistas, José Veríssimo explicou que o problema de falta de energia é ao nível da média tensão e, se a eletricidade não for reposta até às 12h00, o município irá instalar geradores para o ato eleitoral poder decorrer com normalidade durante a tarde e início da noite.
Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:06
Gabriela Ângelo

Gouveia e Melo deixa palavra de solidariedade às pessoas afetadas pelas tempestades e apela ao voto

O candidato independente à primeira volta das eleições presidenciais, Henrique Gouveia e Melo, votou esta manhã em Lisboa, deixando uma "palavra de solidariedade para o povo português que está a sofrer e para as famílias que perderam entes queridos". 

O Almirante acredita que o "tempo não vai ajudar" os níveis de abstenção mas que todos os portugueses devem fazer o seu papel e ir votar. "Julgo que o povo português é soberano e votará no candidato que considere mais adequado para a Presidência, e temos de respeitar", sublinhou. 
Há 4 horas 08 de fevereiro de 2026 às 12:06
Lusa

Líder do BE espera novo PR "alinhado com batalha da democracia"

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), José Manuel Pureza, destacou a importância de votar nas eleições deste somingo e disse esperar que o novo Presidente "esteja alinhado com a batalha pela democracia". "Estas eleições são um momento democrático muito importante e, por isso, o voto de toda a gente é igualmente muito importante e, portanto, com um sentido de reforço da democracia", disse José Manuel Pureza à agência Lusa, depois de votar, em Coimbra, para a segunda volta das presidenciais.

Nestas eleições, "de uma maneira especial, está em causa a luta pelos direitos, pela vida digna para toda a gente", acrescentou, expressando um desejo: "Espero, muito convictamente, que tenhamos um Presidente da República que esteja alinhado com essa batalha pela democracia". José Manuel Pureza sublinhou que as eleições decorrem num "contexto de desastre para muitas pessoas" e disse esperar que os portugueses, "pese embora tudo quanto está a acontecer", se mobilizem para votar.
Há 5 horas 08 de fevereiro de 2026 às 11:42
Gabriela Ângelo

Cavaco Silva pede união para ajudar as pessoas afetadas pela tempestade

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pediu este domingo que os portugueses se unam em apoio às pessoas afetadas pelas tempestades que passaram por Portugal, pedindo “que encontrem dentro de si a força para se deslocarem a uma mesa de voto e irem votar”.

Em Lisboa, Cavaco Silva acrescentou ainda que o Presidente da República deve ser uma figura de união e acredita que o vencedor deste domingo será capaz de desempenhar esta função. "Estou convencido que o novo Presidente fará todos os possíveis para unir os portugueses", afirmou.
Há 5 horas 08 de fevereiro de 2026 às 11:32
Renata Lima Lobo

Aguiar-Branco votou e disse que democracia portuguesa "é reconhecida como um exemplo"

José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, já exerceu o direito de voto na cidade do Porto. Em resposta aos jornalistas sobre o não adiamento das eleições, defendeu que a lei eleitoral "é uma boa lei e uma das conquistas do 25 de Abril", defendendo que "são os que estão mais próximos dos eleitores que têm as condições para poderem avaliar se o ato eleitoral deve ser exercido", referindo-se aos autarcas.

Sobre o resultado destas eleições, Aguiar-Branco espera que o novo Presidente da República seja "contribuinte para que a articulação entre os órgãos de soberania se faça como é exigível em democracia". "Quando há tantas ameaças às democracias no mundo, nomeadamente no quadro internacional em que nos andamos a mover, a nossa democracia é reconhecida como um exemplo", elogiou.
Há 5 horas 08 de fevereiro de 2026 às 11:30

Seguro apela ao voto na segunda volta das presidenciais

Há 5 horas 08 de fevereiro de 2026 às 11:27
Gabriela Ângelo

Carlos Moedas apela ao voto: "Votar é a base da democracia, é garantir a democracia"

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, votou esta manhã na capital. Expressou solidariedade para com o País e as vítimas das depressões Kristin e Leonardo e apelou ao voto. "Votar é a base da democracia, é garantir a democracia, é isso que temos de fazer", expressou. "É um direito e um dever", sublinhou. 
Há 5 horas 08 de fevereiro de 2026 às 11:10
Gabriela Ângelo

Nuno Melo reforça o papel do Exército na ajuda à população afetada pelas tempestades: "Os militares estão empenhados desde o primeiro dia"

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, já exerceu o seu direito de voto esta manhã no Porto. Aos jornalistas, o Ministro da Defesa afirmou que os militares têm estado empenhados nos esforços de resgate e ajuda à população afetada pelas depressões Kristin e Leonardo "desde o primeiro dia". "Todos estiveram comprometidos no auxílio", reforçou. 

Nuno Melo apelou ainda ao voto. "Votem como quiserem, mas votem", sublinha. "O Chefe de Estado é o mais alto dos representantes, não é uma figura simbólica", acrescentou.
Há 6 horas 08 de fevereiro de 2026 às 10:38
Gabriela Ângelo

António José Seguro apela ao voto em dia de bom tempo: "É o momento em que o povo é soberano"

O candidato apoiado pelo Partido Socialista (PS) à Presidência da República, António José Seguro, votou esta manhã nas Caldas da Rainha. 

Aos jornalistas expressou sentimentos para com a família da 14ª vítima mortal das tempestades Kristin e Leonardo, um bombeiro de Campo Maior que morreu em serviço, e com as famílias "que estão a passar por momentos de dificuldade".

O candidato apelou ao voto e espera que "com esta abertura de tempo" haja mais pessoas a dirigirem-se às urnas. "É o momento em que o povo é soberano", sublinhou.

O resto do dia vai ser passado em família, "como sempre", com um almoço, e mais tarde vai-se dirigir à sua sede de campanha, também nas Caldas da Rainha. 
António José Seguro e Margarida Maldonado Freitas JOSE COELHO/LUSA

Há 6 horas 08 de fevereiro de 2026 às 10:19
Renata Lima Lobo

66 locais de voto foram alterados nestas eleições. Saiba onde votar

Um pouco por todo o país, e na sequência do mau tempo que se tem feito sentir, alguns locais de voto foram alterados.

As alterações podem ser , mas a forma mais rápida de perceber onde ir votar nestas eleições é enviar um SMS para o número 3838, com o seguinte formato: RE (espaço) o seu número de identificação (espaço) + inserir a data de nascimento (ano, mês e dia). Exemplo: RE 12344880 19891007.

Também o pode fazer em .
Há 7 horas 08 de fevereiro de 2026 às 09:42
Renata Lima Lobo

Em dia de eleições, Portugal acordou com apenas dois distritos em alerta amarelo

Guarda e Castelo Branco são os únicos distritos portugueses onde está em vigor um alerta amarelo. Os restantes estão, para já, pintados a verde, com exceção das zonas junto à costa marítimas, onde permanecem alertas amarelos. O arquipélago da Madeira também não apresenta alertas, enquanto que nos Açores são os grupos Ocidental e Central que mantêm alerta amarelo. Relativamente ao risco de cheias, mantêm-se ativos os alertas amarelos para as bacias hidrográficas do Mondego, Douro, Tejo e Sado.
Há 7 horas 08 de fevereiro de 2026 às 09:40
Renata Lima Lobo

"Qual é a pressa?". Paulo Raimundo já votou

O Secretário-Geral do Partido Comunista Português, Paulo Raimundo, votou esta manhã em Alhos Vedros. Em declarações aos jornalistas, apelou ao voto nesta segunda volta e desvalorizou o adiamento do ato eleitoral em algumas localidades do país mais afetadas pelo mau tempo.

"As condições não são as melhores, mas a democracia tem destas coisas", afirmou. Raimundo considerou que "estranho seria se não fosse adiadas" e, de forma tranquila, rematou: "Qual é a pressa?"
Há 7 horas 08 de fevereiro de 2026 às 09:30
CM

"A democracia tem de ser cultivada": Cotrim de Figueiredo já votou na segunda volta

João Cotrim de Figueiredo exerceu o direito de voto na manhã deste domingo e reforçou que "a democracia tem de ser cultivada", apelando aos portugueses que se dirijam às urnas para o ato eleitoral.

O candidato da primeira volta apoiado pela Iniciativa Liberal relembrou ainda os portugueses afetados pelo mau tempo que tem assolado o País nas últimas semanas e apontou para a importância  do papel do próximo Presidente da República, que "tem de demonstrar que entende o sofrimento e necessidades de todos os portugueses" e que tem ainda o dever de "instar o governo a que as medidas [de apoio] tenham o impacto direto no dia a dia". 
Há 8 horas 08 de fevereiro de 2026 às 08:17
Renata Lima Lobo

Os locais onde foi adiada a votação para o dia 15 de fevereiro

Na sequência do mau tempo, muitas localidades optaram por adiar a votação estas presidenciais para a próxima semana. Os municípios de Alcácer do Sal, Arruda dos Vinhos e Golegã optaram adiaram em todas as freguesias, mas noutros concelhos o adiamento será parcial.

Em Santarém estão encerradas a secção n.º 3 em São Vicente do Paúl e a n.º 13 na Cidade de Santarém. Em Rio Maior, não se vota em Alcobertas e na secção n.º 11 de Rio Maior; enquanto que em Leiria não haverá sufrágio em Bidoeira de Cima. No Cartaxo, é em Valada que se adia o voto e em Salvaterra de Magos será na freguesia do mesmo nome.

O total de inscritos nas secções de voto hoje encerradas é de 36 852 eleitores, 0,34% do total de inscritos nos cadernos eleitorais.
Há 8 horas 08 de fevereiro de 2026 às 08:05
Lusa

Primeira volta registou 47,7% de abstenção, a maior de sempre foi em 2021

A primeira volta das eleições presidenciais, em 18 de janeiro, registou uma taxa de abstenção de 47, 7%, mantendo-se o recorde da abstenção no sufrágio de 2021, em que 60,7% dos eleitores optou Por não votar.

No primeiro sufrágio da atual eleição presidencial, em 18 de janeiro, 5.270.278 eleitores optaram por não votar, com a abstenção a ficar bem abaixo da registada nas eleições de 2021 e de várias anteriores, que já tinham ultrapassado os 50%. 


Há 8 horas 08 de fevereiro de 2026 às 08:01
Renata Lima Lobo

Estão abertas as assembleias de voto

Os eleitores já podem começar a escolher o próximo Presidente da República portuguesa, na Madeira e Portugal continental. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois, devido à diferença horária.

É a segunda vez na história do país que existe uma segunda volta em eleições presidenciais, após as eleições de 1986 que colocaram frente-a-frente Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral. Desta vez, a disputa faz-se entre os candidatos André Ventura e António José Seguro.
Há 8 horas 08 de fevereiro de 2026 às 07:59

Portugal elege sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Bom dia! Portugal regressa hoje às urnas para a segunda volta das presidenciais, com António José Seguro e André Ventura na corrida à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa. Há 15 dias foram os dois candidatos mais votados, com 31,12% e 23,52% dos votos, respetivamente, e este domingo travam uma batalha a dois pelo cargo de Presidente da República. Na SÁBADO vamos acompanhar toda a jornada eleitoral, fique connosco! 
1++;
Artigos recomendados
As mais lidas