Secções
Entrar

Políticos antigos e atuais em conversas improváveis antes do início da cerimónia de Sampaio

Lusa 12 de setembro de 2021 às 14:16

Cerca de 300 pessoas assistiram à cerimónia evocativa do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa.

O presidente do PSD, Rui Rio, e o antigo primeiro-ministro José Sócrates marcaram hoje presença na cerimónia que antecedeu o funeral de Jorge Sampaio e foram conversando com membros de vários partidos antes do início.

Lusa

Rio, que no sábado não esteve no velório e hoje chegou sozinho ao Mosteiro dos Jerónimos, falou durante longos minutos com três ministros do atual Governo PS - Siza Vieira, Pedro Nuno Santos e João Matos Fernandes - , bem como com o presidente dos socialistas, Carlos César.

Mais tarde juntou-se a esta conversa o atual presidente da Câmara de Lisboa e recandidato ao cargo, Fernando Medina, que ficou com Rui Rio sentado à sua direita na cerimónia.

Na fila imediatamente atrás, sentou-se o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que se manteve afastado até ser cumprimentado por Ana Catarina Mendes, com quem conversou alguns minutos, tendo depois ficado com Carlos César no lugar à sua esquerda.

Também sozinho chegou o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates, que foi conversando com as personalidades nos lugares mais próximos: com o antigo coordenador do BE Francisco Louçã, com a líder parlamentar do PS Ana Catarina Mendes, tendo também sido cumprimentado pela antiga presidente da Assembleia da República Assunção Esteves e pelo comentador televisivo e antigo líder do PSD, Marques Mendes, estes dois últimos sentados a seu lado.

Também os atuais ministros Pedro Nuno Santos e Matos Fernandes cumprimentaram José Sócrates, que recebeu ainda um abraço do antigo governante Capoulas Santos.

Já o ex-primeiro-ministro do PSD Pedro Passos Coelho fez apenas um aceno de cabeça a Sócrates e seguiu para conversar com Marques Mendes e a antiga ministra social-democrata Leonor Beleza, conversa à qual se juntou depois Rui Rio, tal como o deputado Ricardo Baptista Leite.

Noutra das ‘ilhas’ montadas no claustro dos Jerónimos com o devido distanciamento, sentou-se na primeira fila o Rei de Espanha, Filipe VI, a mesma onde se senta o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Cerca de 300 pessoas assistiram hoje à cerimónia evocativa do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa, que contou com as altas figuras do Estado, família, amigos próximos e delegações estrangeiras.

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, e cerimónias fúnebres de Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela