Secções
Entrar

Pedidos de asilo sobem em Portugal com angolanos em 3.º lugar

20 de março de 2018 às 13:33

Em 2017, Portugal recebeu 1.015 primeiros pedidos de asilo, um aumento de 43% face ao ano anterior.

Em 2017, Portugal recebeu 1.015 primeiros pedidos de asilo, o que representa 0,2% do total da UE e um crescimento de 43% face ao ano anterior, com Angola no terceiro lugar do total de pedidos, divulga oEurostat.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Sérgio Lemos / Correio da Manhã

De acordo com os dados hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia, Angola é o terceiro país na tabela dos pedidos de asilo apresentados em Portugal (120 e 12% do total nacional), depois da República do Congo (160 pedidos, 16%) e da Ucrânia (125, 12%).

No ano passado, o número de pedidos quase duplicou face a 2016 (470), com Portugal em contra-ciclo com a UE, onde o total de requisições baixou quase metade (46%) de 1.206.120 em 2016 para 649.855 no ano passado.

A nível da UE, a Síria continuou a ser, em 2017, o país de origem da maioria dos primeiros requerentes de asilo (102.385, 16% do total), seguindo-se o Iraque (47.525, 7%) e o Afeganistão (43.625, 7%).

Estas três nacionalidades representam um em cada três pedidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela