Secções
Entrar

Parque Peneda Gerês enfrenta "elevado abandono" e "envelhecimento profundo"

10 de outubro de 2019 às 21:08

Projeto apresentado no Congresso Internacional para a Revitalização do Mundo Rural "consiste numa análise das empresas de agronegócio" do único parque nacional.

A coordenadora do projeto RevitAgri-PNPG, Ana Paula Vale, disse hoje em Arcos de Valdevez, que o Parque Nacional da Peneda Gerês apresenta "um elevado abandono por parte de população e um envelhecimento profundo".

Em comunicado, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), referiu que a responsável, que falava durante o I Congresso Internacional para a Revitalização do Mundo Rural, que decorre até sábado, considerou aquele projeto veio "confirmar algumas suspeitas".

"Nomeadamente a do abandono em termos de população no parque nacional, o envelhecimento profundo, embora com alguns bons exemplos, como o caso de alguns jovens que se instalaram e estão de uma forma muito positiva a dinamizar alguns setores, nomeadamente a apicultura", referiu Ana Paula Vale, citada na nota.

O congresso que hoje começou encerra o projeto RevitAgri-PNPG, que "consiste numa análise das empresas de agronegócio" do único parque nacional, "relativamente ao seu potencial de inovação, à melhoria dos circuitos de comercialização e à identificação de redes de cooperação que visem uma maior rentabilização dos recursos e uma melhoria de posicionamento dos produtos no mercado".

O projeto trabalhou ainda outros setores como o do fumeiro, as plantas aromáticas.

"Têm ainda pouca expressão, esperando-se que fosse muito superior uma vez que se ouve falar muito nas plantas aromáticas do parque. A verdade é que pessoas que estão a trabalhar de uma forma profissional a comercialização destas plantas são ainda muito poucas", destacou Ana Paula Vale.

A coordenadora do projeto deixou ainda um "alerta" para o setor da produção animal, "que preocupou os técnicos do projeto".

"Sobretudo no que diz respeito às raças autóctones. A produção da raça cachena está fortemente localizada em Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Existem alguns problemas que terão que ser resolvidos, quer pela concentração de animais, quer pela própria comercialização dos animais e da carne. Este é um setor que deverá ter continuidade em termos de trabalho", defendeu.

Entre as conclusões do projeto Revitagri apontou "alguns bons exemplos de jovens que se instalaram e que estão de uma forma muito positiva a dinamizar alguns setores no PNPG".

A coordenadora do projeto, Ana Paula Vale, explicou ainda que o RevitAgri-PNPG, iniciado em 2017, distinguiu-se de outros desenvolvidos no parque mais direcionados para a biodiversidade e caracterização da biodiversidade", pelo "cariz social", ao "trabalhar para as pessoas e com as pessoas, para os produtores".

O projeto foi desenvolvido desde maio de 2017 e envolveu ainda técnicos das outras escolas superiores do IPVC como a de Ciências Empresariais e a Agrária, entre outras entidades.

O congresso de encerramento do projeto, que decorre até sábado na Casa das Artes, em Arcos de Valdevez, com o apoio da Câmara local "tem como principal objetivo promover o agronegócio existente no mundo rural, contando com a presença de oradores nacionais e internacionais, que irão mostrar diferentes pontos de vista e novas estratégias, para um futuro próspero do agronegócio no PNPG".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela