Secções
Entrar

Parlamento criou Ordem dos Assistentes Sociais mas há profissionais de fora

Tomás Guerreiro 14 de janeiro de 2026 às 07:00

Estabeleceu-se período de um ano para inscrição de profissionais na Ordem dos Assistentes Sociais. Cerqueira deixou passar o prazo e poderá não exercer mais.

Cerqueira P., assistente social há cerca de 30 anos, processou a Ordem dos Assistentes Sociais no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga porque a instituição se recusou a aceitar a sua inscrição. A Ordem indeferiu o pedido por ter sido entregue fora do prazo legal estabelecido, segundo a documentação do processo consultado pela SÁBADO — e a queixosa poderá ficar proibida de exercer a profissão.
Comissão Europeia aposta na digitalização da justiça na UE até 2030 AP
O prazo para a inscrição de profissionais no ativo começou a 2 de maio de 2024 e terminou a 31 de dezembro desse ano, conforme definido pelo decreto-lei que regula o acesso à profissão. "Não foi criado um regime de exceção por regulamentos internos", lê-se no processo administrativo. Os profissionais que não se inscreveram até ao final do prazo, ficaram irregulares e impossibilitados de exercerem a atividade — e sem alternativa. É o caso de Cerqueira P.: "Preferia pagar uma multa por ultrapassar o prazo de inscrição do que ficar impedida de exercer a profissão", afirma à SÁBADO. A queixosa só teve este emprego na vida. A autora da ação alega que o prazo para inscrições foi "demasiado curto e pouco divulgado" e que "não teve informação suficiente para submeter o pedido dentro do tempo estabelecido". A Ordem dos Assistentes Sociais, em Portugal, foi criada por lei em setembro de 2019, com o objetivo de regular o exercício da profissão e definir o respetivo estatuto profissional. Apesar de existir legalmente desde essa data, "passou a funcionar efetivamente em dezembro de 2024, com a tomada de posse dos órgãos estatutários", lê-se no site da instituição. Cerqueira P. considera que "a recusa do seu pedido de inscrição viola princípios básicos como a proporcionalidade, a confiança e o direito de acesso à profissão" e considera "injusto que profissionais com muitos anos de experiência fiquem impedidos de exercer por não terem conseguido cumprir o prazo", segundo a petição inicial da ação submetida ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Processo aguarda julgamento

Como resposta às acusações de falta de divulgação ou de pré-aviso do prazo de inscrição, a Ordem contrapõe que "a informação sobre as inscrições esteve disponível desde 2019". A instituição justifica que o indeferimento do pedido de adesão foi "baseado apenas no incumprimento do prazo legal para inscrições". Na ação cível, a queixosa salienta que a decisão da "Ordem não teve em conta as circunstâncias concretas do seu percurso profissional" - e afirma que "exerceu funções de assistente social durante vários anos de forma contínua". Na contestação apresentada ao tribunal, a Ordem pede que a ação seja julgada improcedente e sublinha que se limitou a cumprir o que está previsto na lei. O processo aguarda julgamento. Segundo as alegações de Cerqueira P.: "A aplicação rígida do prazo ignora a experiência adquirida ao longo do tempo e penaliza profissionais que já estavam integrados no setor antes da implementação desta instituição". A SÁBADO questionou por escrito a bastonária, Fernanda Rodrigues, mas não obteve resposta até à data de publicação deste artigo. Cerca de 8037 profissionais inscreveram-se na Ordem dos Assistentes Sociais, segundo os dados oficiais disponíveis.  Enquanto o tribunal não pronuncia o veredito, Cerqueira P. continua a exercer funções como assistente social, mas corre o risco de ficar impedida de o fazer, sem saber qual será o último dia de uma longa carreira.  
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima