Secções
Entrar

Nuno Magalhães: "O CDS tem de fazer o seu caminho para que haja uma maioria" de centro-direita

10 de março de 2018 às 16:59

Questionado se existe algum "problema" do CDS-PP com o PSD, Nuno Magalhães recusou tal ideia, sublinhando que o adversário dos centristas é "o PS e a maioria das esquerdas".

O líder parlamentar do CDS-PP elogiou, este sábado, a primeira intervenção da líder do partido no Congresso, em que reiterou que o PSD não é adversário, mas defendeu que os democratas-cristãos têm de "fazer o seu caminho".

"Sempre fomos claros e eu fico muito contente que a Assunção [Cristas] tenha sido clara, primeiro o CDS tem de fazer o seu caminho para que haja uma maioria de 116 deputados de centro-direita", afirmou Nuno Magalhães, em declarações aos jornalistas, à margem no 27.º Congresso do partido, que decorre até domingo, em Lamego.

Questionado se existe algum "problema" do CDS-PP com o PSD, Nuno Magalhães recusou tal ideia, sublinhando que o adversário dos centristas é "o PS e a maioria das esquerdas".

Por isso, continuou, o CDS-PP tudo irá fazer para que seja alcançada uma maioria de 116 deputados na Assembleia da República, para fazer "um Governo de dois partidos de centro-direita que não fingem que se entendem, que se entendem sem artificialismos, sem teatrinho", sem fingir que é oposição "à segunda, quarta e sexta", e que é Governo "à terça, quinta e sábado".

"Os portugueses sabem isso, sempre que nos deram capacidade em momentos muito difíceis para assumir o Governo, CDS e PSD souberam fazer das suas divergências, convergências, com ideias diferentes, histórias diferentes e pessoas diferentes conseguiram fazer Governos coesos", sublinhou, lembrando o último executivo liderado por Pedro Passos Coelho, que "salvou o país da bancarrota".

"Cada um tem de fazer o seu caminho, as maiores felicidades para o PSD, o CDS vai trabalhar por si próprio", acrescentou.

Nuno Magalhães deixou ainda elogios ao "belíssimo discurso" da líder do partido, que falou sobre os objetivos do CDS-PP nos próximos dois anos, mas também soube galvanizar o Congresso,

"Galvanizou, mobilizou e entusiasmou o congresso; é fundamental num líder também", afirmou, considerando que agora é preciso "ir para a rua e trabalhar".

Também em declarações aos jornalistas, o deputado António Carlos Monteiro deixou igualmente elogios ao primeiro discurso de Assunção Cristas no Congresso do CDS-PP, destacando as propostas concretas que apresentou e a ambição mostrada de disputar a "primeira linha".

"Essa deve ser a nossa ambição, mas é preciso trabalhar, nenhum partido é dono dos votos, temos de os merecer", referiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela