Secções
Entrar

Municípios pedem ao Governo que garanta distribuição de jornais em todo o País

Lusa 09 de dezembro de 2025 às 21:20

A administração da VASP anunciou, na semana passada, que admite interromper a distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) interpelou esta terça-feira o Governo a garantir os meios e mecanismos que assegurem a distribuição de imprensa em todo o território nacional, depois de a VASP ter admitido a interrupção em oito distritos.
Ricardo Ponte/Correio da Manhã
"A ANMP acompanha a contestação dos municípios e das populações envolvidas e interpela o Governo a garantir os meios e os mecanismos que assegurem a distribuição de imprensa em todo o território nacional", refere. A administração da VASP anunciou, na semana passada, que admite interromper a distribuição diária de jornais nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança. Para o efeito, a VASP invoca a situação financeira que a empresa atravessa, com a quebra de vendas e o aumento significativo dos custos operacionais.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANMP considera que tal "colocará em causa o acesso à informação, uma vez que haverá zonas do País que ficarão excluídas das rotas de distribuição da imprensa, que até agora é assegurada em todo o território". "A ANMP discorda absolutamente da assunção deste tipo de medidas, por colocar em causa o acesso à informação por parte de todos os cidadãos independentemente da região onde residam, penalizando ainda mais os territórios de baixa densidade que sofrem já de problemas acrescidos relativamente aos restantes, devido à redução contínua de serviços essenciais às populações", aponta. A ANMP alerta ainda que, se esta decisão não for revertida, "colocará em causa o direito à informação e o exercício integral da cidadania". "Agravará as desigualdades territoriais num tempo em que devemos promover, cada vez mais, a coesão social e territorial", concluiu.
Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima