Secções
Entrar

Movimento Algarve Livre de Petróleo repudia prolongamento da autorização de exploração

22 de janeiro de 2018 às 11:25

"Mais uma vez, o governo de António Costa anda a desrespeitar por completo os cidadãos do Algarve", lamenta movimento.

O Movimento Algarve Livre de Petróleo "repudiou" hoje o prolongamento pelo Governo do prazo por mais um ano da autorização de exploração de petróleo na costa litoral do Algarve e pediu a intervenção do Presidente do República.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em declarações à agência Lusa, João Eduardo Martins disse que o Movimento "não ficou surpreso" com a notícia do jornalExpressode sábado na qual é revelado que o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, autorizou por mais um ano o prolongamento dos direitos de prospecção das concessões "Lavagante", "Santola" e "Gamba", localizadas ao largo da costa vicentina.

"Mais uma vez, o governo de António Costa anda a desrespeitar por completo os cidadãos do Algarve. (...) Há aqui uma clara aliança entre o Governo de António Costa com as petrolíferas e que vai ao arrepio daquilo que são as necessidade de desenvolvimento sustentável do Algarve e numa altura em que o Algarve foi escolhido como melhor destino turístico do mundo", sublinhou.

João Eduardo Martins explicou que num primeiro momento, houve uma consulta pública na qual mais de 40.00 pessoas mostraram a sua objecção e que "foi desrespeitada e jogada ao caixote do lixo, tendo o governo decidido permitir a prospecção de petróleo".

"Depois, num segundo momento a Assembleia da República legislou no sentido de serem consultadas as autarquias. As autarquias deram parecer negativo ao prolongamento do prazo da prospecção de petróleo ao largo e mais uma vez o Governo voltou a ignorar", disse.

No entender do Movimento, o Ministério do Ambiente deve agora fazer "o que lhe compete e pôr a defesa do ambiente à frente dos interesses do poder do dinheiro e das petrolíferas".

Nesse sentido, o Movimento quer que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, interceda "em prol do Algarve e da Costa vicentina".

Num comunicado, o Movimento repudiou ainda "o voto de confiança dado pelo secretário de Estado da Energia ao consórcio petrolífero ENI/GALP, quando se sabe que o actual presidente Carlos Lopes da Silva é arguido no caso das viagens pagas pela petrolífera a membros do Governo de António Costa.

De acordo com oExpresso, o secretário de Estado da Energia justificou a decisão, assinada a 8 de Janeiro, com o argumento de que "o pedido estava suportado nas exigências administrativas e legais (referindo-se à consulta feita aos municípios e à aprovação de programas de monitorização dos ecossistemas marinho vulneráveis e de cetáceos exigida) ".

Jorge Seguro Sanches disse também, segundo o jornal, que "agiu na prossecução do interesse público, tendo em conta que três providências cautelares (uma da Comunidade Intermunicipal do Algarve e duas pela Câmara de Odemira) foram indeferidas pelos tribunais" e que nos últimos 10 anos a concessão realizou investimentos superiores a 76 milhões de euros".

A prospecção e exploração de hidrocarbonetos têm sido contestadas por associações ambientalistas e de defesa do património, pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, por cidadãos individuais ou entidades, tendo já levado à criação de movimentos colectivos contra esta actividade na região e à apresentação de várias providências cautelares contra os contratos assinados pelo Estado e consórcios privados.

Entre essas colectividades estão a Plataforma Algarve Livre de Petróleo e o Movimento Algarve Livre de Petróleo, que agrupam associações, ambientalistas e activistas, e têm sido das mais activas na contestação à prospecção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve.

A petrolífera italiana Eni detém uma participação maioritária de 70% na parceria com a Galp (30%) para a prospecção de petróleo na costa alentejana, onde detém três concessões, denominadas Lavagante, Santola e Gamba, que abrangem uma área total de aproximadamente 9.100 quilómetros quadrados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela