Secções
Entrar

Montenegro: "Expectativa é que situação seja restabelecida ainda hoje"

Diogo Barreto 28 de abril de 2025 às 15:33

Luís Montenegro garantiu que a "origem do apagão não foi em Portugal" e apela à tranquilidade.

O primeiro-ministro Luís Montenegro diz que a expectativa do Governo é que a eletricidade seja restabelecida ainda durante o dia de hoje, acrescentando ainda que a origem do apagão terá sido em Espanha. Montenegro apelou aos portugueses para evitarem "consumos desnecessários" e apelou à calma.

MIGUEL A. LOPES / LUSA

"A nossa expectativa é que ainda hoje toda a situação seja restabelecida", disse Luís Montenegro à saída do Conselho de Ministros que vai continuar a decorrer sem a presença do primeiro-ministro que se vai dirigir ao centro de operações da REN - Rede Energética Nacional. O primeiro-ministro lamentou que "este episódio" aflija o dia-a-dia de muitos portugueses, assegurando que a origem do apagão "completamente inesperado e imprevisto" não foi em Portugal. 

O primeiro-ministro diz que a prioridade é salvaguardar os serviços essenciais como o SNS - Serviço Nacional de Saúde e "infraestruturas mais críticas".

Montenegro informou ainda que está em contacto com o Presidente da República, com a Assembleia da República e os partidos, com o secretário-geral do PS e também com o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela