Montenegro: "Expectativa é que situação seja restabelecida ainda hoje"
Luís Montenegro garantiu que a "origem do apagão não foi em Portugal" e apela à tranquilidade.
O primeiro-ministro Luís Montenegro diz que a expectativa do Governo é que a eletricidade seja restabelecida ainda durante o dia de hoje, acrescentando ainda que a origem do apagão terá sido em Espanha. Montenegro apelou aos portugueses para evitarem "consumos desnecessários" e apelou à calma.
"A nossa expectativa é que ainda hoje toda a situação seja restabelecida", disse Luís Montenegro à saída do Conselho de Ministros que vai continuar a decorrer sem a presença do primeiro-ministro que se vai dirigir ao centro de operações da REN - Rede Energética Nacional. O primeiro-ministro lamentou que "este episódio" aflija o dia-a-dia de muitos portugueses, assegurando que a origem do apagão "completamente inesperado e imprevisto" não foi em Portugal.
O primeiro-ministro diz que a prioridade é salvaguardar os serviços essenciais como o SNS - Serviço Nacional de Saúde e "infraestruturas mais críticas".
Montenegro informou ainda que está em contacto com o Presidente da República, com a Assembleia da República e os partidos, com o secretário-geral do PS e também com o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez.
Edições do Dia
Boas leituras!