Secções
Entrar

Ministério Público abre inquérito à morte de ex-ministro Couto dos Santos

Lusa 09 de janeiro de 2025 às 16:49

António Fernando Couto dos Santos, de 75 anos, que vai esta quinta-feira a sepultar em Esposende, distrito de Braga, foi encontrado morto na segunda-feira num campo de golfe em Matosinhos.

O Ministério Público abriu um inquérito à morte do ex-ministro António Couto dos Santos que, na segunda-feira, foi encontrado morto num campo de golfe em Matosinhos, no distrito do Porto, adiantou esta quinta-feira à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Confirma-se a instauração de inquérito, tendo sido ordenada a realização de autópsia", referiu a PGR.

António Fernando Couto dos Santos, de 75 anos, que vai esta quinta-feira a sepultar em Esposende, distrito de Braga, foi encontrado morto na segunda-feira num campo de golfe em Matosinhos.

Nasceu em 18 de maio de 1949, em Forjães, no concelho de Esposende, e fez o ensino secundário no liceu Passos Manuel, em Lisboa, licenciando-se depois em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

Inês Gomes Lourenço

Nos governos chefiados por Cavaco Silva foi secretário de Estado da Juventude, ministro Adjunto e da Juventude, ministro dos Assuntos Parlamentares e ministro da Educação, entre 1985 e 1993.

Eleito deputado pelos distritos de Setúbal e de Aveiro, Couto dos Santos foi presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República entre 2011 e 2015 e da Comissão Parlamentar de Saúde entre 2009 e 2011.

Teve também atividade empresarial, na Quimigal, foi presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal, integrou o conselho de administração do Hospital da Amadora e presidiu à Casa da Música. Foi membro de órgãos sociais e consultor em diversos setores, incluindo a construção, energia e ambiente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela