Secções
Entrar

Militares portugueses partem para o Iraque para dar formação às Forças Armadas locais

16 de abril de 2019 às 13:26

O contingente irá ficar sediado na base espanhola Gran Capitan no Besmayah Range Complex, a cerca de 35 quilómetros da capital daquele país do Médio Oriente, Bagdade.

A 9.ª Força Nacional Destacada (FND), composta por 25 militares doExércitoportuguês, partiu hoje para o Iraque, onde vai dar formação às Forças Armadas do país que combatem o terrorismo.

Estes 25 militares vão juntar-se aos seis que já seguiram viagem para este teatro de operações, formando o contingente de 31 militares que irá assegurar esta missão por mais seis meses.

"Esta força apoiará a formação das Forças Armadas e forças de segurança iraquianas que combatem diretamente o terrorismo no seu país", refere Estado-Maior-General das Forças Armadas, na rede social Facebook.

A nova FND, que partiu hoje da base aérea do Montijo, distrito de Setúbal, tem militares provenientes de várias Unidades da Brigada de Intervenção e a sua preparação decorreu no Regimento de Infantaria Nº. 19 (Chaves).

O contingente irá ficar sediado na base espanhola Gran Capitan no Besmayah Range Complex, a cerca de 35 quilómetros da capital daquele país do Médio Oriente, Bagdade, no âmbito da operação "Inherent Resolve".

Estes militares vão estar durante seis meses a dar formação e treino a cerca de 400 elementos da "Iraqi Security Forces" em várias especializações, como técnica individual de combate, armamento coletivo e individual, topografia ou até mesmo aulas de educação física. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela