Secções
Entrar

Metade das queixas que chegam à IGAI são contra agentes da PSP

SÁBADO 10 de agosto de 2021 às 08:49

De acordo com a informação avançada pelo Público esta terça-feira, grande parte das queixas (42,3%) referem-se à violação dos deveres de conduta dos agentes da PSP, GNR e SEF.

O relatório anual de Inspeção-Geral da Administração Interna dá conta de um aumento de 12% em relação às denúncias feitas sobre forças de segurança. De acordo com a informação avançada pelo Público esta terça-feira, foram abertos 1073 processos em 2020, enquanto em 2019 foram abertos 950. Só a PSP representa metade das queixas. 

André Guerreiro/Cofina

Uma grande parte das queixas (42,3%) referem-se à violação dos deveres de conduta dos agentes da PSP, GNR e SEF. As queixas relacionadas com ofensas à integridade física chegaram aos 20%, o que representa 120 casos, e há ainda a registar 14 queixas contra agentes da PSP por práticas discriminatórias. 

O relatório refere ainda que se registaram três mortes às mãos das forças de segurança - uma na PSP, uma na GNR e outra no SEF.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela