Secções
Entrar

Mau tempo cancela voos e fecha escolas

05 de março de 2018 às 12:54

Várias barras marítimas foram encerradas ou condicionadas à navegação. Cerca de 700 alunos ficaram em casa.

O mau tempo volta hoje a assolar Portugal. Todo o país está sob aviso amarelo porque se prevêem períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, e tempo favorável a trovoadas. As rajadas de vento podem chegar até aos 90 km/h e a agitação marítima levou ao encerramento de várias barras.

1 de 6

Neve deixa três distritos sob aviso laranja
Os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda foram hoje colocados sob aviso laranja devido à queda de neve.

Para hoje, está prevista queda de neve acima dos 1000/1200 metros na região Centro, e acima de 800/1000 metros na região Norte do país.

Em Montalegre, Vila Real, as escolas fecharam devido à queda de neve, deixando 700 alunos sem aulas. Segundo a Protecção Civil Municipal, a neve começou a cair cerca das seis da manhã. Os meios da autarquia e bombeiros estão no terreno a limpar vias e a espalhar sal, indicou o vereador da Protecção Civil de Montalegre, David Teixeira, à Lusa.

Na quarta-feira, dia 28 de Fevereiro, os alunos também não foram às aulas.

Agitação marítima fecha várias barras à navegação
As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto, Ericeira, Alvor, Albufeira, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António estão hoje fechadas à navegação. As de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo, Sesimbra e Setúbal estão condicionadas.

Na Madeira, foi aplicado um aviso amarelo devido às ondas até 4,5 metros, chuva e aguaceiros fortes. Nas terras altas, as rajadas de vento podem atingir os 100 km/h.

A costa portuguesa estará sob aviso amarelo até às 3 horas da manhã de terça-feira, dia 6.

Voos cancelados no aeroporto de Lisboa
Cinco chegadas e quatro partidas foram canceladas no aeroporto de Lisboa, enquanto três voos foram divergidos devido às condições meteorológicas, segundo fonte da ANA- Aeroportos de Portugal, empresa gestora das infraestruturas aéreas.

A mesma fonte indicou que os voos divergidos, oriundos de Munique, Londres e Amesterdão, foram para o aeroporto de Faro.

Em causa estiveram nomeadamente "ventos cruzados", e as alterações às viagens deveram-se a razões de segurança, explicou a fonte da ANA.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela