Mau tempo: 500 ocorrências durante a madrugada
Distritos mais afectados foram Porto, Braga e Viana do Castelo. Em Gaia, vários bares e habitações juntos à beira-mar foram parcialmente destruídos
A Protecção Civil registou cerca de 500 ocorrências desde a noite de quarta-feira até às 07h00 desta quinta-feira sobretudo por causa do vento forte, e os distritos mais afectados foram Porto, Braga e Viana do Castelo.
Segundo disse à agência Lusa o adjunto-nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Marco Martins o número de ocorrências, sobretudo quedas de árvores, era o esperado pela protecção Civil, apesar de reconhecer que "o mais surpreendente foi o período entre as 05h00 e as 07h00, durante o qual houve mais de uma centena de ocorrências, em particular na região norte".
Em Gaia, vários bares e habitações juntos à beira-mar entre Lavadores e Salgueiros foram parcialmente destruídos pela força das ondas e do vento durante a madrugada.
O mau tempo provocou também "inúmeras quedas de árvores", uma das quais de grande porte "destruiu completamente" uma viatura e danificou outra, na Rua de Pina, em Mafamude, segundos os bombeiros locais.
Em Canelas, a queda de uma estrutura de andaimes cortou a estrada e danificou uma habitação.
Na zona de Matosinhos/Leça da Palmeira, no distrito do Porto, os bombeiros registaram também várias saídas devido a quedas de estruturas, nomeadamente de marquises que se "desfizeram".
Edições do Dia
Boas leituras!