Secções
Entrar

Matriz de risco passa a diferenciar concelhos de baixa densidade populacional

Ana Bela Ferreira 02 de junho de 2021 às 14:42

Matriz é a mesma, mas passa a haver uma referenciação entre concelhos de alta e baixa densidade, com os últimos a precisarem do dobro de casos para aplicação de restrições. Bares e discotecas fechados até ao final de agosto.

O Governo anunciou uma diferenciação na matriz de risco. Concelhos de baixa densidade só veem medidas aplicadas quando tiverem o dobro dos limites agora previstos. Ou seja, precisam de ter 240 casos por 100 habitantes para entrarem em situação de risco. Os bares e discotecas vão manter-se fechados até ao final de agosto. "Não há condições" para que voltem a abrir antes disso, referiu o primeiro-ministro, António Costa.

Antonio costa conselho de ministros

"O processo de desconfinamento vai prosseguir tendo por base a matriz de gestão de risco já conhecida. Tendo por base a dinâmica da pandemia e a situação de cada concelho. Entendemos, chegados a esta fase, fazer uma distinção entre concelhos de baixa densidade e elevada densidade populacional. Sabemos que o risco é mais elevado em concelhos de elevada densidade e o fator de risco da incidência é penalizador para a baixa densidade", indicou o primeiro-ministro na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

Assim, "só se aplicam medidas quando excedam o dobro dos concelhos de alta densidade. Ou seja, se o limite por 120 casos por 100 mil habitantes, aplica-se só quando tiverem 240 casos", explicou António Costa.

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de 14 de junho, passando a ser recomendado. António Costa anunciou ainda o alargamento de funcionamento de cafés e restaurantes. 

Nestes meses de julho e agosto "há três restrições essenciais": discotecas e bares continuam fechados, festas e romarias proibidas e restrições na lotação nos casamentos e batizados.

O primeiro-ministro explicou que os concelhos de baixa densidade que neste período venham a ter casos entre os 240 e os 480 novos casos por 100 mil habitantes terão as mesmas regras dos concelhos de alta densidade com medidas como o regresso do teletrabalho e os horários reduzidos de cafés, restaurantes e lojas.

Estas medidas só se aplicam se houver duas semanas seguidas em que estes valores sejam ultrapassados. No caso dos concelhos de alta densidade mantém-se os limites: 120 e 240 novos casos por 100 mil habitantes, para que sejam aplicadas restrições no desconfinamento.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela