Secções
Entrar

Marcelo: "Se PGR acha que trabalho do director do DCIAP corre bem, não há razão para mudar"

25 de outubro de 2018 às 20:53

O Presidente da República disse que se a procuradora-geral da República entende que o trabalho do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal "tem corrido bem" então "não há razão para deixar de exercer a função".

O Presidente da República disse hoje que se a procuradora-geral da República entende que o trabalho do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal "tem corrido bem" então "não há razão para deixar de exercer a função".

Marcelo Rebelo de Sousa falava hoje no final de uma visita ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), dirigido pelo procurador-geral adjunto, Amadeu Guerra, e na qual foi acompanhado pela procuradora-geral da República, Lucília Gago e pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

Questionado sobre a continuidade ou não de Amadeu Guerra, cujo mandato termina em março de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa remeteu para declarações recentes de Lucília Gago.

"Se a PGR disse claramente que entendia que (Amadeu Guerra) devia continuar a obra que tinha em curso é porque era para continuar", disse o presidente referindo-se ao discurso de posse de Lucília Gago no qual a procuradora-geral da República elogiou o DCIAP "e testemunhou a sua confiança ao diretor do Dciap".

"A procuradora-geral da República no discurso de posse fez uma coisa que não é muito habitual, apoiou a investigação de um processo específico, elogiou o DCIAP e testemunhou a sua confiança ao diretor do Dciap", disse o Presidente da República.

Para o chefe de Estado, isto significa que "o diretor do DCIAP mantém a confiança para o exercício de uma função que tem sido uma função com êxito".

"Se tem corrido bem, e tendo corrido bem, não há razão para deixar de correr bem e deixar de exercer a função", frisou Marcelo Rebelo de Sousa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela