Secções
Entrar

Marcelo diz que só soube da intervenção do SIS três dias depois

Diogo Barreto 25 de maio de 2023 às 21:01

O incidente deu-se a 26 de abril, mas o Presidente da República só foi informado no dia 29. E não revela se foi o primeiro-ministro a fazer esse contacto.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira que recebeu o primeiro contacto obre a intervenção do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas a 29 de abril, três dias depois do incidente na tutela. No entanto, o chefe de Estado não revelou com quem falou sobre a mesma.

RODRIGO ANTUNES/Lusa

Os jornalistas questionaram o Presidente se havia sido informado pelo primeiro-ministro António Costa, ao que Marcelo respondeu: "Eu o que posso dizer é que o primeiro contacto que tive sobre esta matéria com alguém foi no dia 29 [de abril], no regresso da Ovibeja", não acrescentando mais pormenores. "Pois se eu não conto as conversas que tenho, menos ainda conto as conversas que tenho sobre uma matéria em que o que eu queria dizer disse, no dia 4 [de maio, numa comunicação ao País depois de Costa se ter recusado a demitir João Galamba]. Se eu tiver de dizer alguma coisa, direi mais tarde."

Esta quarta-feira, no Parlamento, o primeiro-ministro disse que conversou com Marcelo de Rebelo de Sousa na noite dos acontecimentos, a 26 de abril, mas assumiu não ter falado sobre a intervenção do SIS. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela