Secções
Entrar

Marcelo acaba dia rodeado de crianças e com música

09 de março de 2016 às 21:19

O primeiro dia de Marcelo na presidência terminou com uma ida à Câmara de Lisboa, onde descerrou uma placa com o edil Fernando Medina ao lado. Depois, ouvi Mariza cantar o hino e desfrutou dos concertos

Eram 20h21 minutos quando o novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou à Câmara Municipal de Lisboa para o último evento do longo dia da sua tomada de posse. Confessando ainda estar "cheio de energia", Marcelo foi recebido pelo presidente da Câmara de Lisboa. 

O primeiro acto foi o descerrar de uma placa comemorativa da efeméride - Marcelo tornou-se oficialmente, esta quarta-feira, o 20º Presidente da República portuguesa, sucedendo a Cavaco Silva. Depois de assinar o Livro de Honra do município, Marcelo deslocou-se à varanda e ouviu Mariza cantar o hino nacional, um momento apresentado pelo jornalista Júlio Magalhães, amigo pessoal do chefe de Estado. 

A noite continuou com um concerto da fadista, a que se seguiu Paulo de Carvalho. Já sentado na primeira fila, de boina na cabeça e manta nas pernas para enfrentar o frio da noite, Marcelo não escondeu a satisfação, sorrindo e cantando. Na plateia, além do filho e da nora, muitas crianças - as convidadas especiais do Presidente.

A noite na Praça do Município conta ainda com as actuações de Diogo Piçarra, HMB, José Cid, Pedro Abrunhosa e Anselmo Ralph. 

O dia de Marcelo começou no Parlamento cerca das 10h00, quando se tornou formalmente Presidente e seguiu ainda durante a manhã com a tradição de depositar flores junto do túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, acrescentando uma inovação, flores para o túmulo de Vasco da Gama. De seguida entrou como Presidente pela primeira vez no Palácio de Belém, onde de imediato recebeu a insígnia dos Presidentes da República, a Banda das Três Ordens, após o que almoçou com convidados.


Depois de receber a Banda das Três Ordens (juntando as Grã-Cruzes das Antigas Ordens Militares de Cristo, de Avis e de Sant´Iago da Espada) Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se o Grão-Mestre das Ordens Honoríficas, o que lhe permitiu esta tarde condecorar o seu antecessor. Aqui também Marcelo seguiu uma "tradição", iniciada em 1996 pelo então Presidente Jorge Sampaio, de condecorar com a mais alta distinção o chefe de Estado anterior.

Cavaco Silva, depois de receber os cumprimentos que se seguiram à condecoração e quando já deixava o Palácio da Ajuda (onde decorreu a cerimónia), agradeceu "a generosidade" de Marcelo e disse que vai descansar e que a sua saída de Belém marca o "fim de um ciclo".

Na Ajuda, o Presidente ofereceu uma recepção e apenas fez no final uma curta declaração, como tinha feito mais cedo na Mesquita Central de Lisboa, quando louvou o "espírito ecuménico" de Portugal, ao qual o país "deve muito da sua grandeza secular". 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela