Mais de um terço dos concelhos não tem farmácias com testes grátis
Nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia com testes rápidos gratuitos. Até agora, 673 farmácias e 181 laboratórios aderiram ao regime.
Mais de um terço dos concelhos de Portugal continental não tem farmácias que realizam testes rápidos à covid-19 comparticipados pelo Estado, numa altura em que os mesmos são necessários para visitas a hospitais e lares, para entrar em discotecas ou ir a grandes eventos culturais ou eventos desportivos.
Segundo um levantamento na plataforma do Infarmed peloJornal de Notícias, nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia a realizar estes. Até quinta-feira, apenas 673 farmácias e 181 laboratórios tinham aderido ao regime que permite a realização de quatro testes gratuitos por mês, além de cerca de 200 farmácias que celebraram protocolos com municípios.
O aumento da procura por autotestes à covid-19 fez com que os mesmos esgotassem em vários estabelecimentos pelo país. Mas, à SÁBADO, a associação de empresas de distribuição e a Associação Nacional de Farmácias negam estar-se perante uma situação de rutura de stock. "Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", diz a APED. Já a ANF assegura que já foram encomendados mais testes.
Edições do Dia
Boas leituras!